10 PASSOS ESSENCIAIS PARA CRIAR UMA LOJA VIRTUAL DE SUCESSO

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O comércio virtual se expandiu nos últimos anos devido à comodidade, tanto no momento da compra quanto na entrega, onde tudo é online, rápido e fácil. 

Com a pandemia, o comércio online ganhou mais força e a loja virtual foi uma das saídas para a continuidade do comércio. 

Portanto, se você está em busca de informações e dicas para criar a sua loja virtual, leia o artigo até o final. 

Passo a passo para criar uma loja virtual de sucesso

Antes de tudo, é importante dizer que abrir um negócio ou uma loja virtual não é algo complexo, mas que precisa de muito planejamento e estratégias antes, durante e depois do seu funcionamento. 

A seguir, temos 10 dicas para você criar a sua loja virtual e ter sucesso. 

Antes de começar, escolha o nicho que irá atuar 

O primeiro passo para abrir uma loja virtual de sucesso é conhecer o nicho que você irá atuar. Esse ponto é fundamental tanto na questão da concorrência quanto na questão do posicionamento de mercado. 

Em uma loja virtual é importante que você tenha filtro para os seus produtos, focando uma área. Esta estratégia é eficaz para aumentar a sua taxa de retorno e direcionar os seus produtos para o público certo. 

Tenha um planejamento financeiro consistente 

Não tem como falar de negócios sem falar de finanças, portanto, um planejamento financeiro robusto é o segundo passo essencial para abrir a sua loja virtual. 

Neste ponto, você deve pensar o seguinte: se você irá vender produtos próprios ou se irá revender. A partir daqui você irá orçar os seus custos, seja com os revendedores ou com a matéria prima. 

Sabendo os seus custos, você irá organizar todas as suas despesas, verificando qual o volume de recursos que irá precisar, tal como onde encontrar as melhores matérias primas e fornecedores, dentre outros. 

Defina como a sua empresa irá operar

Teclado de computador

Descrição gerada automaticamente

A partir daqui vamos tratar do funcionamento e da rotina da sua loja virtual. Sendo assim, você deve definir os seguintes aspectos do seu negócio: 

  • Custos dos seus produtos; 
  • Métodos de pagamentos que irá aceitar; 
  • Meios de entrega dos seus produtos; 
  • Prazos de entrega; 
  • Funções que você terá em sua empresa e equipe que irá trabalhar em sua loja virtual. 

Todos estes aspectos são essenciais para saber o que a sua empresa irá precisar, como você irá trabalhar e quem estará ao seu lado no funcionamento da sua loja virtual

Invista em conhecimento 

Abrir uma loja virtual não é apenas vender produtos e receber dinheiro. Antes de tudo, é essencial ter conhecimento sobre vendas, sobre o mercado e sobre os aspectos que cercam um negócio digital. 

Sendo assim, estudar e investir em conhecimento é essencial. Se possível, faça cursos sobre vendas, marketing, conversão de clientes, negócios digitais e tudo aquilo que pode te ajudar a movimentar o seu negócio. 

Escolha qual a melhor para você: marketplace ou loja virtual própria 

Este é um ponto de decisão crucial para quem deseja vender na internet, que é escolher qual o melhor modelo de negócios. 

Em um marketplace você possui toda a estrutura do negócio digital pronta, incluindo o layout da página, métodos de pagamento e entrega, além do fluxo de clientes. 

Entretanto, você também terá que competir com lojas muito maiores e experientes que você, além de pagar uma comissão sobre cada venda ao responsável pelo marketplace. 

Já no caso da loja virtual você terá que construir tudo do zero, ou seja, investir em layout, integração e sistemas de pagamento e entrega e criar um fluxo de clientes próprio. 

Em contrapartida, não há o custo com as comissões sobre cada venda, já que o ambiente é seu. 

No momento da escolha, é importante verificar quais as suas condições financeiras e em qual dos modelos você se sente mais seguro. 

Cadastre os produtos em sua loja virtual 

Esta parte é essencial para o sucesso da sua loja virtual, já que está tratando do visual, exatamente o que os clientes irão ver. 

Portanto, dedique um tempo para fazer boas fotos dos seus produtos, invista em imagens e em um visual de qualidade, assim como em criar uma descrição clara e detalhada dos seus produtos. 

Todos estes aspectos fazem diferença no momento da compra, pois caso as suas informações não sejam claras, corre o risco de o cliente desistir da compra. 

Crie um canal de comunicação seguro com o cliente 

Ter um canal de comunicação com o cliente é fundamental para o sucesso de qualquer negócio digital, e com a sua loja virtual não seria diferente. 

Assim, estabeleça um canal seguro de comunicação para que os clientes entrem em contato com você em caso de dúvidas, pedidos, reclamações e sugestões. 

Atualmente, é possível integrar a sua loja virtual com um chat ou até mesmo com o WhatsApp, que são canais excelentes para a comunicação com o cliente. 

Invista em marketing digital 

No mundo digital é necessário criar estratégias para que o cliente chegue até você e até o seu site, e um desses meios é o marketing digital. 

As descrições dos produtos são apenas o começo dessa estratégia, mas quanto mais informações e conteúdos os seus clientes tiverem sobre o seu negócio, maior será a sua autoridade e a sua colocação nas buscas do Google. 

Crie estratégias para evitar a desistência da compra 

Teclado de computador

Descrição gerada automaticamente

Outro ponto essencial para o sucesso da sua loja virtual são as estratégias para evitar o abandono dos produtos no carrinho, que é quando o consumidor escolhe os produtos, mas desiste da compra. 

Você pode utilizar os cupons de desconto e frete grátis como meios para evitar o abandono do carrinho. 

Possibilite uma experiência de compra ao cliente 

Outro detalhe que faz diferença e que fideliza o cliente em sua loja virtual é a experiência de compra que ele terá ao escolher a sua loja. 

Sendo assim, invista no atendimento e na experiência no momento do recebimento do produto, proporcionando a sensação de exclusividade para este cliente. 

Conclusão 

Criar uma loja virtual pode ser o primeiro passo para o crescimento do seu próprio negócio, e, por isso, é necessário que tudo seja muito bem planejado para não haver problemas futuros. 

Entretanto, seguindo este passo a passo você conseguirá construir a sua loja virtual e ter o seu empreendimento digital fortalecido. 

<small class="span-author">Autor</small><br>Valber Cunha

Autor
Valber Cunha

Valber Cunha, Analista de Sistema, Programador e empreendedor há mais de 10 anos. Formado em Bacharel em Sistemas de Informação com especialização em Marketing Estratégico e MBA em Gestão Empresarial pela FGV, autor, consultor, palestrante, estudioso de filosofia do comportamento humano e ativista social. Tem como missão pessoal “Transformar pessoas através do empreendedorismo, pois acredita que os empreendedores transformam o mundo”.

<small class="span-author">Autor</small><br>Valber Cunha

Autor
Valber Cunha

Valber Cunha, Analista de Sistema, Programador e empreendedor há mais de 10 anos. Formado em Bacharel em Sistemas de Informação com especialização em Marketing Estratégico e MBA em Gestão Empresarial pela FGV, autor, consultor, palestrante, estudioso de filosofia do comportamento humano e ativista social. Tem como missão pessoal “Transformar pessoas através do empreendedorismo, pois acredita que os empreendedores transformam o mundo”.