5 Exemplos de segmentos para te Ajudar a nichar seu Negócio

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Segmentação de mercado

Uma das maiores dúvidas de quem está iniciando no mercado digital é sobre como fazer a segmentação de mercado. 

Sendo assim, a segmentação de mercado lhe permite descobrir para quem você irá vender e como você enfrentará a concorrência, ou seja, quais serão os seus diferenciais. 

Nesse sentido, uma segmentação de mercado realizada de maneira correta abre as portas de um novo mercado para o seu negócio, lhe possibilitando melhores resultados e maiores vendas. 

Se você deseja saber mais sobre como segmentar e nichar o seu negócio, leia este artigo até o final. 

O que é a segmentação de mercado? 

Antes de tudo, é fundamental compreender o que é a segmentação de mercado e qual a sua importância para os negócios, sejam eles digitais ou físicos. 

Sendo assim, a segmentação de mercado é o momento de definir qual o seu cliente ideal, buscando meios para chegar até este cliente de forma efetiva. 

Entretanto, para chegar neste cliente é necessário observar as características do cliente e de seu consumo, considerando aspectos como: 

  • Idade; 
  • Gênero; 
  • Classe social; 
  • Interesses; 
  • Hobbies; 
  • Ocupação;
  • Comportamentos e visão de mundo. 

Todos estes aspectos influenciam diretamente no comportamento do consumidor e nas suas preferências, estando completamente ligados ao consumo. 

Além disso, essas características direcionam o cliente às empresas que possuam uma visão de mundo e que ofereçam produtos que estejam de acordo com as suas expectativas. 

Sendo assim, você pode classificar as características do seu consumidor da seguinte forma: 

  • Características, como por exemplo, idade, gênero, sexo, faixa etária, classe social e ocupação; 
  • Hábitos de compra, onde você irá mapear se os seus clientes compram mais pela internet ou em lojas físicas, quais as épocas em que mais consomem e qual o preço que eles estão dispostos a pagar; 
  • Necessidades e como elas influenciam no consumo, como por exemplo, o que os clientes compram para facilitar o seu dia a dia e fazer parte da sua rotina; 
  • Desejos e vontades, tal como oferecer o seu produto e deixar os clientes satisfeitos. 

Após definir e coletar essas informações, você conhecerá o comportamento dos seus clientes, criando a persona e definindo estratégias para alcançar estes clientes.

Como fazer a segmentação de mercado? 

Entenda o cliente

Para fazer a segmentação de mercado, é necessário seguir alguns passos básicos, a fim de coletar todos os dados e compreender o seu cliente. 

Antes de tentar entender o seu cliente, você deve se entender, pois não é possível direcionar o seu negócio para alguém se você mesmo não se conhece. 

Se conhecer é essencial para a segmentação de mercado para saber onde você pode agir e quais as soluções, desejos e necessidades você conseguirá atender, tal como criar diferenciais de mercado. 

O segundo passo para fazer a segmentação de mercado é entender o seu público, e, por isso, é fundamental coletar todos os dados possíveis sobre o seu público alvo. 

Neste momento, você deve pensar em como o seu público pensa, se comunica e quais os hábitos de consumo, para, assim, criar a sua segmentação de mercado. 

Sendo assim, você pode se perguntar: 

  • Qual a relevância deste público para o seu negócio? 
  • Qual a sua capacidade produtiva? Você irá conseguir atender às expectativas e demandas do seu cliente? 
  • Como você pode direcionar os seus esforços de marketing para atrair este público?
  • Qual a rentabilidade deste nicho e da segmentação? Você terá o retorno sobre o investimento realizado? 
  • O seu público realmente irá comprar o seu produto? Qual o interesse desse público no seu produto? 

Todas estes questionamentos podem ser respondidos por meio das pesquisas de mercado, onde você escuta o seu cliente e coleta todos os dados necessários para definir as estratégias do seu negócio. 

Além disso, é importante considerar qual o seu objetivo para poder realizar a sua segmentação de mercado. 

Por isso, é importante pensar se você deve desenvolver um novo produto, vender produtos já existentes, reposicionar a sua marca ou ainda trazer um novo atendimento e uma nova experiência para o seu cliente. 

5 exemplos de segmentação de mercado 

Dito isso, temos 05 (cinco) exemplos de segmentação de mercado para nichar o seu negócio, e para escolher qual o melhor, é necessário avaliar o comportamento do seu cliente e do seu público-alvo. 

Segmentação por preço 

Um dos exemplos de segmentação de mercado é a segmentação por preço, que considera o quanto o seu cliente deseja e pode pagar pelo seu produto. 

Sendo assim, você deve considerar se irá vender produtos luxuosos e personalizados, mas com um preço mais elevado, ou ainda, produtos mais simples e mais baratos, atingindo classes sociais mais baixas. 

Segmentação demográfica 

Segmentação demográfica

Neste tipo de segmentação de mercado a classificação vem por meio de dados como gênero, idade, religião, escolaridade, texturas de cabelo, tons de pele, dentre outros. 

Sendo assim, você deve traçar o perfil do seu consumir e direcionar os seus produtos a essas características, visando atingir este público específico e ter autoridade e presença de mercado. 

Segmentação por qualidade 

Outro tipo de segmentação de mercado é a segmentação por qualidade, que está relacionada com a qualidade do seu produto ou serviço e com o valor agregado e percebido pelo cliente. 

Dessa forma, esta segmentação considera os detalhes, como por exemplo, a qualidade do material, tipo do produto, exclusividade e experiência de compra. 

Segmentação por dados psicográficos 

No caso da segmentação por dados psicográficos, são levados em conta aspectos como valores pessoais, crenças, pensamentos, interesses e atitudes. 

Podemos citar como exemplo os produtos voltados para um determinado estilo de vida, ou ainda, voltado para as crenças e interesses dos seus consumidores. 

Segmentação comportamental 

Por fim, temos a segmentação comportamental, que está relacionada com a maneira como o cliente se comporta perante à marca, considerando a sua necessidade e o interesse em seu produto. 

Neste tipo de segmentação de mercado, considera-se também a frequência do consumo, ou seja, se o produto é consumido frequentemente ou de forma esporádica, por exemplo.  

Conclusão 

Para realizar a segmentação de mercado, é importante fazer uma pesquisa de mercado e de satisfação muito bem estruturada, para, assim, perceber como são os hábitos de consumo. 

Nesse sentido, invista em perguntas simples e diretas para obter as respostas claras e corretas, facilitando a sua pesquisa. 

<small class="span-author">Autor</small><br>Valber Cunha

Autor
Valber Cunha

Valber Cunha, Analista de Sistema, Programador e empreendedor há mais de 10 anos. Formado em Bacharel em Sistemas de Informação com especialização em Marketing Estratégico e MBA em Gestão Empresarial pela FGV, autor, consultor, palestrante, estudioso de filosofia do comportamento humano e ativista social. Tem como missão pessoal “Transformar pessoas através do empreendedorismo, pois acredita que os empreendedores transformam o mundo”.

<small class="span-author">Autor</small><br>Valber Cunha

Autor
Valber Cunha

Valber Cunha, Analista de Sistema, Programador e empreendedor há mais de 10 anos. Formado em Bacharel em Sistemas de Informação com especialização em Marketing Estratégico e MBA em Gestão Empresarial pela FGV, autor, consultor, palestrante, estudioso de filosofia do comportamento humano e ativista social. Tem como missão pessoal “Transformar pessoas através do empreendedorismo, pois acredita que os empreendedores transformam o mundo”.