Jornada de Compra do Cliente

Aumente o Faturamento e a Margem de Lucro da sua Loja Virtual de moda, vestuário e acessórios Melhorando a Jornada de Compra do Cliente

Seu e-commerce de moda está investindo na jornada de compra do cliente? A jornada de compra do cliente não pode ser ignorada dentro de suas estratégias de marketing digital.

De antemão, entender a jornada de compra do cliente permite que a empresa tenha maior assertividade em suas ações, visando atrair potenciais consumidores e guiá-los até a conclusão da compra.

Aumentar o faturamento e a margem de lucro

Em contrapartida, usar a jornada de compra do cliente para aumentar o faturamento e a margem de lucro da sua loja virtual requer algumas estratégias que iremos te explicar com mais detalhes!

O que é jornada do cliente e como isso impacta o faturamento e margem de lucro?

Antes de mais nada, a jornada do cliente compreende o momento em que um usuário descobre a sua loja virtual, até o momento em que esse potencial cliente encerra o acesso.

Tudo nessa jornada pode ser controlado com boas estratégias de marketing. O objetivo de controlar é justamente que o usuário conheça a empresa, goste da proposta e faça uma compra.

Com as estratégias adequadas, é possível aumentar o número de usuários que é impactado pela propaganda de sua loja virtual de moda e que já efetua a primeira compra em seguida.

Dessa forma, a sua loja virtual de moda vai aumentar o próprio faturamento e margem de lucro graças ao investimento na melhora da jornada de compra do cliente. A jornada de compra do cliente é dividida em 4 momentos principais, são eles:

  1. Descoberta e aprendizado;
  2. Reconhecimento do problema;
  3. Consideração da solução;
  4. Decisão de compra.

Essas etapas não são lineares e quando a empresa consegue que o cliente passe por todas elas em seu primeiro contato com a marca, significa que está trabalhando de forma assertiva.

Como aumentar o faturamento baseado na jornada de compra do cliente?

Quem procura maneiras de aumentar o faturamento, deve investir na jornada de compra do cliente, possibilitando que mais pessoas passem pelas 4 etapas após ter contato com a marca.

Algumas estratégias fazem total diferença na hora de aumentar o faturamento baseado na jornada de compra do cliente, elencamos alguns exemplos a seguir.

1. Conheça o cliente para guiá-lo durante a jornada de compra

Sem conhecer o público-alvo de sua loja virtual de moda, é impossível fazer um marketing digital de qualidade. 

É preciso saber idade, condições financeiras, o que procura, sexo e demais informações úteis sobre o perfil de seu cliente.

Isso irá guiar a forma como sua comunicação online é feita, bem como, irá guiar a compra de produtos para seu estoque.

Afinal, aumentar o faturamento depende de levar o cliente até sua página, possibilitar que ele encontre o produto desejado e conduzir até a conclusão da venda com eficiência.

2. Invista no design de sua loja virtual de moda

É preciso ter uma plataforma com visual confiável, roupas bem fotografadas, detalhes sobre o material na descrição e peças que combinam com a que está sendo visualizada aparecendo na barra lateral ou inferior para que o cliente visualize a combinação.

O design é um dos fatores extremamente importantes para que o cliente concretize uma compra em loja virtual de moda.

Esse investimento permite que a jornada de compra saia do estágio de descoberta para o reconhecimento da necessidade de comprar belíssimas roupas novas. 

E ao oferecer a visualização de peças que combinam entre si, é possível ter como resultado a consideração da solução, uma vez que, essa facilidade de montar looks leva a pessoa a se imaginar vestindo as roupas.

Por isso, fotos e descrições detalhadas são importantes e o layout de sua loja virtual também é um investimento fundamental.

3. Esteja presente em vários canais

Tenha redes sociais atualizadas, um blog com dicas sobre moda que auxilia a esclarecer dúvidas sobre tendências e combinações.

Invista em múltiplos canais para que o potencial cliente encontre sua empresa com facilidade e possa esclarecer as dúvidas que surgem durante o processo de compra.

Se o cliente monta um carrinho e possui dúvida sobre a qualidade do tecido, ele pode visitar seu blog e entender mais sobre a composição de tecido.

Ou pode acessar a área de comentários de outros clientes que compraram o mesmo produto no site. Ter atenção aos pontos de contato com seu cliente, melhora a jornada de compra e possibilita que as dúvidas sejam sanadas sem que o consumidor desista da compra.

4. Capriche na entrega dos produtos de sua loja virtual de moda

Outro investimento que poucas lojas pensam é na experiência do cliente que recebe o produto em casa. Investir na embalagem do produto, no aroma e na velocidade de entrega são aspectos importantes.

Um cliente que recebe uma caixa bonita, com produto bem embalado e cheiroso, tem experiência diferente daquele que recebe uma sacola simples com itens jogados dentro.

Capriche na entrega dos produtos

Esse é um investimento importante de pós-vendas que contribui positivamente para que o cliente se sinta bem ao comprar em sua loja e isso irá ajudar na fidelização. 

Em síntese, os consumidores satisfeitos naturalmente indicam a marca para amigos, colocando essas pessoas no topo da jornada do cliente e possibilitando que sua empresa guie esses novos clientes até o fechamento das vendas.

Estratégias para aumentar o faturamento da loja virtual de moda

Após entender algumas das estratégias que podem ser usadas dentro da jornada de compra do cliente, é importante entender outros aspectos e estratégias relevantes.

Afinal, a jornada de compra do cliente precisa ser acompanhada e melhorada com frequência, usando seus conhecimentos e tecnologia para ajudar a aumentar o faturamento.

1. Envie e-mail marketing para os clientes

Como foi dito anteriormente, a jornada de compras não é linear. Alguns consumidores acessam a página e finalizam compras desde a primeira visita, outros não.

Estes últimos precisam de outros estímulos para concluir a compra. Que tal investir em e-mail marketing? Enviar uma mensagem personalizada ajuda o cliente a retornar para a página de compras, possibilitando que a partir desse incentivo, o consumidor finalize a compra e isso te ajude a aumentar o faturamento da loja virtual de moda.

2. Pop up de recuperação

Outra alternativa útil para ajudar a aumentar o faturamento, é usar pop up de recuperação de visitantes. Quando o usuário está saindo de sua página, o pop up deixa uma mensagem que chama a atenção de seu visitante.

Isso auxilia que a pessoa não abandone o carrinho de compras antes de concluir a transação ou simplesmente volte e passe mais tempo conhecendo a proposta de seu e-commerce, aumentando as chances de concretizar a venda sem que o cliente saia de sua loja virtual e deixe a conclusão da compra para depois.

Faça upgrades constantes na jornada de compra

Existem muitas ferramentas que auxiliam a entender em que etapas da jornada de compra do cliente o processo está apresentando falhas e as pessoas deixando de comprar.

Faça upgrades constantes

Desse modo, é importante sempre ter atenção para a jornada de compra do cliente, de modo que, possa mudar as estratégias e trabalhar em aprimoramento constante.

Justamente para que isso possibilite melhora no seu faturamento e aumento na margem de lucro. Toda loja virtual de moda precisa estar em constante processo de aprimoramento para aumentar as vendas e ter bons resultados. Que tal implementar nossas dicas a partir de hoje?

<small class="span-author">Autor</small><br>Valber Cunha

Autor
Valber Cunha

Valber Cunha, Analista de Sistema, Programador e empreendedor há mais de 10 anos. Formado em Bacharel em Sistemas de Informação com especialização em Marketing Estratégico e MBA em Gestão Empresarial pela FGV, autor, consultor, palestrante, estudioso de filosofia do comportamento humano e ativista social. Tem como missão pessoal “Transformar pessoas através do empreendedorismo, pois acredita que os empreendedores transformam o mundo”.

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