Como Vender produtos personalizados na internet?

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Está pensando em iniciar o seu próprio negócio com a venda de produtos personalizados e deseja saber mais sobre esse mercado? Então este artigo é para você!

Preparamos um guia especial e completo sobre como vender produtos personalizados na internet, incluindo dicas para ter o seu diferencial no mercado e se destacar.  

A venda de produtos personalizados na internet é rentável? 

Uma das principais perguntas sobre qualquer negócio, incluindo a venda de produtos personalizados é: vale realmente a pena investir? É um negócio rentável? 

A resposta é: SIM! A venda de produtos personalizados é um dos meios para construir o seu diferencial no mercado, principalmente pelo fato de oferecer produtos únicos aos seus clientes. 

Além disso, este tipo de produto também gera no cliente a sensação de exclusividade, dependendo do tipo de produto e da personalização que você irá oferecer.  

Como vantagem de vender produtos personalizados você pode ter clientes muito mais fidelizados, já que os seus diferenciais e o valor agregado estarão em destaque.  

Guia de como vender produtos personalizados na internet 

Para ter sucesso em qualquer que seja o negócio é necessário dedicação e não desistir mediante às dificuldades. Além disso, é importante conhecer muito bem o mercado e a concorrência, para ter ideia de onde estará inserido. 

Outro ponto muito importante é ter os seus objetivos muito bem definidos, para não se frustrar ao longo da criação do seu negócio. 

Dependendo dos produtos personalizados que você irá vender, será necessário investir na divulgação, no portfólio e oferecer um diferencial e um valor agregado. 

Dito isto, vamos ao passo a passo de como vender os seus produtos personalizados na internet! 

Conheça o seu público-alvo

Para iniciar o seu próprio negócio de produtos personalizados na internet, é fundamental definir o seu público-alvo. 

Sendo assim, é importante destacar que devido ao mercado de produtos personalizados ser muito específico, o direcionamento do público deve ser assertivo. 

Isto porque conhecer os seus clientes irá lhe permitir criar estratégias muito mais assertivas, sendo a base para o sucesso do seu negócio digital. 

Neste ponto, você irá analisar todos os detalhes sobre os seus clientes potenciais, como por exemplo: 

  • Preferências; 
  • Hábitos de consumo;
  • Desejos, necessidades e expectativas; 
  • Como funciona o mercado em si. 

Quanto aos produtos personalizados, você irá definir como será a divulgação do seu produto, quais os prazos de entrega, prazos e mix de produtos. 

Mostre os seus produtos personalizados  

Após estruturar o seu negócio e antes de iniciar as suas vendas, é fundamental iniciar a sua divulgação, para que os seus clientes conheçam o seu trabalho. 

Portanto, conte a sua história, mostre tudo sobre a sua loja e os produtos personalizados que você irá vender. 

Sendo assim, invista em fotos, composição de cenários, vídeos e crie a sua própria vitrine online, para que o público tenha todas as informações necessárias antes de comprar o produto. 

Utilize as redes sociais para divulgar os seus produtos 

Pessoa posando para foto

Descrição gerada automaticamente

Com base na análise de mercado, escolha em quais redes sociais o seu público é mais presente, se é no Facebook, no Instagram, WhatsApp ou em um site próprio.

Atualmente, é possível fazer a integração de várias plataformas, como por exemplo, o site de divulgação, que é integrado com o site de vendas e com o Instagram. 

Com o BOOM das redes sociais, também é possível utilizar os recursos de vídeo do Instagram e até mesmo do TikTok para divulgar os seus produtos, ainda mais se você consegue demonstrar o processo de criação.

O mais importante é chamar a atenção dos seus clientes e mostrar a exclusividade que o seu produto pode oferecer aos clientes, sendo um dos valores agregados do seu negócio. 

Invista no mix de produtos  

Dependendo do seu nicho, você deve investir na variedade dos produtos personalizados, oferecendo diversos produtos e opções de compra para o seu cliente. 

Atualmente, podemos citar como exemplos de produtos personalizados: 

  • Foto-livros e brindes; 
  • Chaveiros, canecas, camisetas, almofadas; 
  • Quadros personalizados; 
  • Itens decorativos, como peças em resina ou cerâmica; 
  • Roupas como biquínis, lingeries, camisas personalizadas e feitas sob medida; 
  • Sapatos e acessórios como chapéus, lenços, bonés e cintos; 
  • Semijoias ou bijuterias; 
  • Produtos naturais, como sabonetes, xampus, produtos de cuidados com o corpo e com o rosto, maquiagens; 
  • Chás; 
  • Aromatizadores de ambientes; 
  • Produtos esotéricos.

Assim, você pode vender os produtos isolados ou oferecer kits de produtos, conforme os hábitos, desejos e necessidades dos clientes. 

Nesse sentido, é fundamental possibilitar a variedade nas opções e nas escolhas por parte do cliente, criando uma experiência diferente e exclusiva. 

Crie uma experiência de compra única

Uma imagem contendo no interior, mesa, pessoa, frente

Descrição gerada automaticamente

Por falar em exclusividade, você deve proporcionar ao cliente uma experiência única, seja na qualidade do atendimento e do produto, seja na entrega e na embalagem. 

Muitas marcas que vendem produtos personalizados investem na embalagem, possibilitando ao cliente uma experiência com o unboxing, onde os produtos vem em uma embalagem personalizada. 

Assim, você pode ter a sua embalagem personalizada, onde você coloca um bilhete, um mimo, os produtos e até mesmo brindes ao cliente, fazendo com que ele se sinta valorizado. 

Crie valor agregado

Por fim, criar valor agregado ao seu cliente é essencial para o sucesso do seu negócio. 

De modo geral, o valor agregado representa o diferencial do seu negócio para os demais, que é percebido pelo cliente. 

Sendo assim, investir na sua marca, no atendimento ao cliente e no marketing podem ser meios para trazer esse valor agregado. 

Quanto mais o seu cliente perceber a qualidade que o seu produto oferece, maior será a possibilidade de ele consumir e se fidelizar.  

Por exemplo, alguns produtos personalizados precisam de cuidados muito específicos, e um dos meios para criar valor agregado é dar um prazo de garantia e um manual de instruções de como cuidar do produto.

Ou seja, invista nos detalhes do seu negócio e você verá a diferença na fidelização dos seus clientes. 

Conclusão 

Vender produtos personalizados é extremamente vantajoso, principalmente se você deseja ter um negócio diferente da concorrência e inovador. 

Sendo assim, se você está interessado nesse tipo de produto, saiba que vale a pena investir e que seguindo o nosso guia você terá sucesso e se destacará no mercado.

<small class="span-author">Autor</small><br>Valber Cunha

Autor
Valber Cunha

Valber Cunha, Analista de Sistema, Programador e empreendedor há mais de 10 anos. Formado em Bacharel em Sistemas de Informação com especialização em Marketing Estratégico e MBA em Gestão Empresarial pela FGV, autor, consultor, palestrante, estudioso de filosofia do comportamento humano e ativista social. Tem como missão pessoal “Transformar pessoas através do empreendedorismo, pois acredita que os empreendedores transformam o mundo”.

<small class="span-author">Autor</small><br>Valber Cunha

Autor
Valber Cunha

Valber Cunha, Analista de Sistema, Programador e empreendedor há mais de 10 anos. Formado em Bacharel em Sistemas de Informação com especialização em Marketing Estratégico e MBA em Gestão Empresarial pela FGV, autor, consultor, palestrante, estudioso de filosofia do comportamento humano e ativista social. Tem como missão pessoal “Transformar pessoas através do empreendedorismo, pois acredita que os empreendedores transformam o mundo”.