11 Dicas para definir as Formas de Pagamento em lojas virtuais

formas de pagamento em lojas virtuais

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Não é segredo que as formas de pagamento são um dos pontos primordiais para o sucesso do e-commerce, não somente na questão de faturamento, mas também de estratégias de negócio.

Sendo assim, se você está em dúvida de que formas de pagamento oferecer em sua loja virtual, este artigo é para você!

Formas de pagamento e estratégias de vendas

Primeiramente, vamos falar sobre como as formas de pagamento podem se tornar vantagem estratégica para o seu negócio.

Nesse sentido, é importante dizer que os hábitos de consumo mudaram ao longo dos anos, e que os clientes têm buscado muito mais comodidade e segurança no momento da compra.

Isso quer dizer que quanto mais facilitado for o processo de compra, maior será o seu sucesso.

Dito isso, podemos dizer que se o cliente não encontra um determinado método de pagamento disponível ele pode desistir da compra e abandonar o carrinho, o que é completamente frustrante para o seu negócio.

Por isso, quanto mais cômodo, descomplicado e diversificado forem as suas formas de pagamento, maior será o acesso e a busca pela sua loja.

Dicas para escolher as melhores formas de pagamento

Entretanto, para escolher as melhores formas de pagamento, é necessário estar atentos à alguns detalhes, os quais vamos falar a seguir.

Entenda o seu público

O primeiro passo para escolher as melhores formas de pagamento é compreender o perfil do seu público, e isso inclui os seus hábitos de consumo e preferências de métodos de pagamento.

Sendo assim, você deve verificar se o seu público-alvo possui cartão de crédito, se prefere pagamento à vista com desconto ou métodos de parcelamento sem juros.

Estes pontos são essenciais para atender a necessidade do seu público, escolhendo métodos de pagamento assertivos.

Para isso, você pode realizar a pesquisa com os seus clientes ou ainda analisar em compras anteriores qual o método mais escolhido pelos consumidores.

Analise o mercado

Outra dica para escolher as melhores formas de pagamento é analisando o mercado, que pode ser entendido como um complemento do tópico anterior.

Analisar o mercado consiste em verificar como está o seu posicionamento em relação aos seus concorrentes, tal como verificar as tendências de mercado e possibilidades.

Recentemente foi criado o método PIX, que consiste no pagamento ou transferência por meio de uma chave cadastrada ou escaneamento por QR Code.

Sendo assim, se a sua concorrência oferece esse método, por que não oferecer também e trazer mais comodidade para o seu cliente?

Verifique as taxas de cada método de pagamento

Este ponto é essencial no momento da escolha das suas formas de pagamento, pois cada método possui uma taxa diferente, que é descontada de acordo com a transação ou ainda estabelecida em valor fixo.

Caso você tenha optado por intermediadores de pagamento, a porcentagem cobrada em cada transação varia entre 2% a 8%, ou ainda, possui um valor fixo por venda.

Contudo, se você utiliza gateways de pagamento, estas taxas tendem a ser menores, variando entre 2% a 5% por transação, com um adicional fixo pela empresa escolhida.

Entretanto, se você optou por disponibilizar boletos e débito online, você paga a taxa de emissão do boleto, que varia de acordo com a instituição de pagamento.

Esteja ciente dos prazos

Estar ciente dos prazos é essencial para escolher quais as formas de pagamento que mais se adequem ao seu público-alvo.

Dentre as formas de pagamento existentes, o débito online e o PIX são mais rápidos, podendo ser realizados de forma imediata.

Já o boleto pode demorar até 72 horas para realizar a compensação, e isto depende da instituição financeira escolhida.

No caso dos cartões de crédito, é possível solicitar a antecipação do saldo. Contudo, a taxa desse tipo de serviço é muito maior e pode não ser tão lucrativo a longo prazo.

Avalie a integração

Ilustração integração entre as formas de pagamento

Considerar a integração entre as formas de pagamento e a sua plataforma de e-commerce é um dos pontos cruciais para o sucesso do seu negócio.

Por exemplo, se você optou por um intermediador, o seu cliente será redirecionado para uma outra página de pagamento, para assim finalizar a sua compra.

Em contrapartida, os gateways de pagamento oferecem uma experiência muito melhor e mais cômoda, já que não exigem esse redirecionamento para uma página externa.

Invista na experiência de compra e usabilidade

Escolher as formas de pagamento fazem parte da construção da experiência de compra e da usabilidade do seu site.

Sendo assim, quanto mais cômoda e desburocratizada forem as suas formas de pagamento, melhor será a experiência do cliente, que comprará com maior frequência em sua loja.

Por isso, invista em uma página de checkout intuitiva, solicitando apenas as informações necessárias, dinamizando a finalização da compra.

Avalie se o método de pagamento é seguro

Avaliar a segurança das formas de pagamento é essencial para identificar possíveis fraudes e golpes com cartões de crédito.

Sendo assim, você deve oferecer melhores soluções de pagamento, que sejam robustas e seguras tanto para você quanto para os seus clientes.

Outra possibilidade para oferecer um método de pagamento seguro é criando um sistema antifraude, que possibilitam tanto a análise de ameaças quanto a criptografia dos dados dos clientes.

Analise as soluções de checkout

Outro fator relevante para escolher quais as melhores formas de pagamento para o seu e-commerce é verificar as soluções de checkout que o parceiro de pagamento online tem a oferecer.

Assim, você pode criar checkouts intuitivos, com uma página acessível e responsiva, ou ainda, oferecer links de pagamento e escaneamento de QR Code.

Verifique as taxas de aprovação

Verificar as taxas de aprovação de pagamentos também é essencial no momento de escolher quais forma de pagamento adotar.

Assim, quanto mais taxas de aprovação, mais vendas, demonstrando a segurança das formas de pagamento escolhidas.

Ofereça mais de um método de pagamento

Várias formas de pagamento

Um dos pontos essenciais para ter um bom sistema de pagamentos e vendas é oferecer mais de um método de pagamento, possibilitando assim a comodidade para o cliente escolher a melhor opção.

Sendo assim, verifique a possibilidade de oferecer pagamentos via cartões de débito e crédito, boleto ou até mesmo via PIX.

Verifique se o seu tipo de negócio se enquadra aos métodos de pagamento

Por último, é importante verificar se o seu tipo de negócio é compatível com o método de pagamento escolhido.

Em casos de dropshipping e marketplaces, as formas de pagamento são mais restritas, e você deve seguí-las ou buscar parceiros que ofereçam outras formas de pagamento.

Conclusão

Não existe uma forma de pagamento considerada excelente para todos os negócios, entretanto você deve considerar os hábitos de consumo e necessidades dos seus clientes para escolher as melhores formas de pagamento.

Sendo assim, analisar os aspectos do mercado e de consumo lhe ajudarão a oferecer as melhores soluções e ter melhores resultados.

<small class="span-author">Autor</small><br>Valber Cunha

Autor
Valber Cunha

Valber Cunha, Analista de Sistema, Programador e empreendedor há mais de 10 anos. Formado em Bacharel em Sistemas de Informação com especialização em Marketing Estratégico e MBA em Gestão Empresarial pela FGV, autor, consultor, palestrante, estudioso de filosofia do comportamento humano e ativista social. Tem como missão pessoal “Transformar pessoas através do empreendedorismo, pois acredita que os empreendedores transformam o mundo”.

<small class="span-author">Autor</small><br>Valber Cunha

Autor
Valber Cunha

Valber Cunha, Analista de Sistema, Programador e empreendedor há mais de 10 anos. Formado em Bacharel em Sistemas de Informação com especialização em Marketing Estratégico e MBA em Gestão Empresarial pela FGV, autor, consultor, palestrante, estudioso de filosofia do comportamento humano e ativista social. Tem como missão pessoal “Transformar pessoas através do empreendedorismo, pois acredita que os empreendedores transformam o mundo”.