Planilha de Análise SWOT: Baixe agora! [Download Grátis]

Conteúdo

A criação de uma planilha de análise SWOT é de extrema importância para diferentes áreas de atuação e, até mesmo, para identificar se vale a pena investir em alguma área específica, tendo em vista que, a utilização de uma planilha de análise SWOT permite a observação de pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças.

Tais fatores viabilizam uma análise bastante completa de cenário interno e externo, garantindo que seja possível identificar e sanar eventuais contratempos antes mesmo que os primeiros problemas possam aparecer.

Isso é possível, justamente por permitir um planejamento assertivo, baseado em dados que foram previamente reunidos com o objetivo de se precaver.

Confira como usar a análise SWOT em prol do seu negócio.

Como preencher uma planilha de análise SWOT?

É muito importante ser imparcial e entender a dinâmica interna e externa para preencher uma planilha de análise SWOT.

Em muitos casos, apenas o seu conhecimento interno sobre o negócio não será suficiente para o preenchimento visando uma análise ampla.

É preciso, por exemplo, pesquisar dados atuais sobre o mercado no qual a empresa está inserida.

A internet é fonte de dados interessantes, que revelam volume de movimentações, de mercado e demandas que o setor está atendendo.

Dessa forma, é possível observar seus resultados, perceber se a empresa está usando bem as oportunidades e quais são as fraquezas que podem estar gerando resultados ruins.

Ser detalhista com a planilha é importante, para que ela realmente cumpra o papel de auxiliar a promover mudanças positivas.

Uma dica importante é que, após concluir todo o preenchimento vale a pena discutir o tema com colegas de trabalho, para que eles opinem.

Certamente novas visões surgem sobre a empresa, ajudando a contribuir com o enriquecimento de dados disponibilizados na planilha.

Planilha de análise SWOT serve para empresas ainda em desenvolvimento?

É muito comum o equívoco de acreditar que a planilha de análise SWOT só funciona quando a empresa já existe e está em atuação no mercado.

Na realidade, a planilha de análise SWOT é de suma importância para analisar se o seu projeto inicial de abertura de um negócio é interessante.

Reúna informações sobre seu projeto, pesquise o mercado, analise potenciais forças e fraquezas e, faça melhorias que são cabíveis na sua ideia inicial.

Utilizar a análise SWOT desde o princípio de sua ideia, compondo um plano de negócios, é extremamente relevante, possibilitando a minimização de erros que são comuns no início de projetos. Bem como, reduz o risco de fazer um investimento em área que não está prosperando.

Afinal, para preencher a matriz será preciso pesquisar dados do setor e analisar qual fatia de mercado você será capaz de aproveitar.

Portanto, a planilha de análise SWOT é um recurso interessante em todas as fases de uma empresa, sempre possibilitando fazer uma análise geral do quadro, para que a partir dos apontamentos levantados na análise seja possível alcançar bons resultados.

Justamente utilizando os dados disponibilizados para tomar decisões, aprimorar estratégias e chegar aos mais variados objetivos da empresa.

Em todos os planejamentos de decisões importantes, cabe fazer uma atualização da planilha de análise SWOT visando que os dados revelados pela planilha auxiliem na tomada de decisão.

Tenha uma planilha de análise SWOT completa e gratuita

Muitas pessoas abrem mão de fazer a análise por não compreender seu aproveitamento, funcionamento ou como montar uma análise SWOT.

Para auxiliar nessa construção, criamos uma planilha de análise SWOT completa e gratuita, que pode ser baixada por você e utilizada no cotidiano com o objetivo de alcançar os resultados que pretende.

Obviamente, fazer a primeira SWOT da vida não é extremamente simples, afinal, é relativamente complexo o processo de apontar fraquezas e forças de um negócio, especialmente, quando o mesmo ainda não está em operação.

No entanto, olhando exemplos já preenchidos online e fazendo um preenchimento sem julgamentos sobre as informações, é possível ter bons resultados em relação aos dados colhidos, bem como, apresentando a matriz SWOT preenchida para pessoas que atuam na empresa e conhecem os dados, também é possível ter um bom feedback.

Perca o pudor relacionado às fraquezas

É muito comum ter dificuldades de preencher o campo de fraquezas e ameaças, especialmente, quando o preenchedor é o proprietário do negócio ou a pessoa que está desenvolvendo uma ideia de negócio.

No entanto, ter o cuidado de realmente descrever tudo que percebe que pode ser um risco ou fraqueza, é importante para ficar atento e redobrar seus cuidados.

Afinal, controlar as variáveis que são possíveis é parte da rotina de trabalho, tendo como objetivo minimizar risco, viabilizar assertividade nas decisões e potencializar seus resultados.

É muito mais prático aumentar sua assertividade quando existe um planejamento que foi feito analisando, criteriosamente, cada aspecto que é necessário para lidar com possíveis problemas.

O objetivo da análise é, justamente, ser o mais fiel possível em relação às eventuais fraquezas e ameaças, de modo que, todos na empresa possam ser alertados sobre essas questões para que possam atuar preventivamente.

Afinal, sabendo que existe uma ameaça se torna muito mais fácil reduzir os riscos e trabalhar em prol da organização do negócio para que a empresa resista em caso de contratempos.

Portanto, a transparência ao identificar e anotar problemas em sua SWOT é por si só uma ferramenta de desenvolvimento do negócio, possibilitando mitigação de problemas.

Atualize sua análise de acordo com as demandas

Por exemplo, se hoje sua empresa só vende presencialmente e está com o objetivo de expandir os negócios atuando com um site e entregas em todo o país, isso significa que é hora de fazer uso da planilha de SWOT para analisar esse novo cenário, observando o projeto atual de ampliação, potenciais oportunidades e problemas.

As análises sempre devem ser feitas de acordo com as demandas existentes, tendo como principal objetivo se preparar da melhor forma possível para ter resultados.

Afinal, quando a demanda é inesperada ou não existe um planejamento detalhado, é natural que erros aconteçam podendo minimizar a assertividade das ações adotadas para a empresa.

Portanto, vale a pena ter o cuidado de planejar cada novo passo. Bem como, fazer uma análise ano após ano para planejar o próximo período de 12 meses, uma vez que as demandas sociais mudam, o mercado se atualiza e quem não tem a preocupação de fazer boas escolhas acaba perdendo competitividade.

Preciso ser administrador para usar a SWOT?

Não! Na realidade a SWOT é utilizada em todas as áreas da empresa, até mesmo na comunicação.

Os publicitários responsáveis por divulgar sua empresa costumam fazer esse tipo de análise com o objetivo de ser assertivo na comunicação, bem como, apontar ao contratante os potenciais riscos e benefícios que a empresa ainda não percebeu e com os quais precisa lidar.

Portanto, não é necessário ter uma formação específica para conseguir usar a planilha de análise com facilidade e ter uma boa performance a partir dela, uma vez que, o uso é intuitivo, a planilha é bastante simples e após ser preenchida é reveladora, possibilitando o alcance de resultados importantes para seu negócio.

Aproveite a nossa planilha gratuita e comece a utilizar esse tipo de análise para ter resultados em todas as áreas de seu negócio, possibilitando um crescimento saudável a longo prazo.

Faça o download gratuito agora mesmo!

<small class="span-author">Autor</small><br>Valber Cunha

Autor
Valber Cunha

Valber Cunha, Analista de Sistema, Programador e empreendedor há mais de 10 anos. Formado em Bacharel em Sistemas de Informação com especialização em Marketing Estratégico e MBA em Gestão Empresarial pela FGV, autor, consultor, palestrante, estudioso de filosofia do comportamento humano e ativista social. Tem como missão pessoal “Transformar pessoas através do empreendedorismo, pois acredita que os empreendedores transformam o mundo”.

<small class="span-author">Autor</small><br>Valber Cunha

Autor
Valber Cunha

Valber Cunha, Analista de Sistema, Programador e empreendedor há mais de 10 anos. Formado em Bacharel em Sistemas de Informação com especialização em Marketing Estratégico e MBA em Gestão Empresarial pela FGV, autor, consultor, palestrante, estudioso de filosofia do comportamento humano e ativista social. Tem como missão pessoal “Transformar pessoas através do empreendedorismo, pois acredita que os empreendedores transformam o mundo”.