Planilha de Contas a Pagar e Receber: Download Grátis

Conteúdo

O controle financeiro se torna mais fácil usando planilha de contas a pagar e receber, para perceber quais são as demandas de seu negócio.

Conhecer intimamente os dados da planilha de contas a pagar e receber lhe permite trabalhar no cotidiano para tomar as melhores decisões e alcançar equilíbrio nas contas, visando possibilitar que a empresa cresça como deveria, atingindo resultados positivos a partir da escolha de bons investimentos e alcançando as metas mensais.

Sem saber quais são os custos de seu negócio, se torna impossível traçar metas que são positivas para a empresa. E tal dado só é obtido ao utilizar planilha de contas a pagar e receber.

Nós vamos te explicar mais sobre como usar e quais os benefícios da planilha.

Entenda o uso de planilha de contas a pagar e receber

Toda empresa possui mensalmente contas que precisam ser pagas, bem como, valores a receber de seus clientes.

Esses dados precisam ser controlados pela equipe, com o objetivo de manter o negócio com as contas em dia, bem como, ter a certeza de que os clientes estão pagando corretamente.

Para tal, é fundamental ter o controle sobre o valor de contas a pagar, especialmente visando evitar o pagamento de taxas e juros que não seriam necessários se a empresa estivesse quitando os valores em dia.

Portanto, a gestão é indispensável para que a empresa seja lucrativa e possa manter o equilíbrio em suas metas financeiras.

É muito comum que em pequenas empresas essa gestão de contas a pagar e receber não seja assertiva.

Em alguns casos é simplesmente uma questão de desorganização, enquanto em outros cenários o problema está relacionado à falta de interesse ou de conhecimento sobre a importância de manter o controle sobre as contas, o que pode acarretar dificuldade de ter uma empresa lucrativa.

Como saber se a empresa está tendo lucro todos os meses?

É impossível saber se a empresa está efetivamente sendo lucrativa sem o controle da planilha de contas a pagar e receber, tendo em vista que, a falta de controle sobre os dados inviabiliza a percepção a respeito da lucratividade da empresa.

É fundamental fazer o preenchimento correto e coerente, mantendo os dados sempre atualizados para que seja possível acompanhar a evolução da empresa.

Sempre visando analisar se o negócio está sendo tão rentável quanto poderia, quais custos podem ser minimizados e como fazer para atingir esse resultado pretendido.

O ideal é que exista alguém na empresa que atue no setor financeiro e faça esse controle rígido. Dessa forma, é possível até mesmo detectar se existe chance de crescimento para a empresa, capital visando efetuar investimentos ou se o negócio ficará estagnado pela falta de controle sobre as finanças.

Gastar tudo que a empresa é capaz de faturar acaba comprometendo a rentabilidade do negócio, inviabilizando a obtenção de resultados expressivos.

E nos pequenos negócios, é bastante comum que a dificuldade de manter a planilha atualizada ocasiona dificuldade de gestão. Afinal, o dono acaba sendo sobrecarregado por inúmeras funções e acredita que atualizar planilha não seja uma prioridade.

Esse é um erro muito comum e que é responsável por dificultar e minimizar as possibilidades de crescimento da empresa, tendo em vista que, o empresário acaba sem saber se o negócio é lucrativo ou não, bem como, não tem parâmetro para definir quanto será sua retirada mensal e outros fatores, como analisar se poderá fazer um investimento no negócio.

Afinal, sem saber como são as contas mensais, fica praticamente impossível tomar boas decisões relacionadas ao uso do dinheiro da empresa.

É fundamental usar uma planilha de contas a pagar e receber, facilitando a gestão e observando se a empresa é lucrativa ou não.

Trabalhe a saúde financeira de seu negócio

Não é raro ter medo de preencher a planilha de contas a pagar e receber, justamente pelo receio de identificar se a empresa é ou não lucrativa.

A boa notícia é que, após se deparar com o diagnóstico real das finanças de seu negócio, será possível tomar as melhores decisões para ter bons resultados.

Mas, sem tomar esse choque de realidade de que, possivelmente, a empresa esteja no vermelho, se torna muito mais difícil tomar uma atitude que seja capaz de gerar o resultado pretendido.

É fundamental que a empresa seja analisada, todos os custos mensais sejam revistos e renegociados, de modo que, a empresa possa passar a ser lucrativa.

Com ações assertivas e reduções de custos desnecessários se torna possível fazer o negócio crescer a cada dia, trazendo resultados a partir do simples hábito de preencher quais contas foram pagas e quais são os recebimentos que a empresa vem tendo.

Isso também vai ajudar a organizar as finanças da empresa, para que seu dono possa ter um salário justo todos os meses.

Afinal, retirar apenas o suficiente para pagar as contas básicas de cada mês e ficar preocupado se o dinheiro fará falta nas contas da empresa minimiza a qualidade de vida.

E quem faz uma boa planilha de contas a pagar e receber não precisa lidar com isso. Podendo simplesmente se organizar e fazer uma retirada que seja positiva para si e para o negócio.

Design fácil para um uso prático da planilha no dia a dia

A planilha de contas a pagar e receber tem design fácil, justamente para que seja possível ter um uso prático no dia a dia.

Com o layout simples, é possível compreender quais são as informações que precisam ser descritas em cada campo, bem como, não se faz necessário ter nenhum conhecimento prévio de Excel para usar a ferramenta gratuita.

Essa planilha foi idealizada, justamente, para que todas as pessoas tenham facilidade de fazer uso da planilha, garantindo que desde o primeiro uso a planilha seja prática de compreender e preencher, para te dar o panorama geral do negócio, possibilitando a tomada de decisões assertivas em relação aos custos e ganhos, para que a empresa possa se tornar mais lucrativa a cada dia.

Faça a atualização conforme sua necessidade

É importante, como dica, informar que não adianta deixar para preencher a planilha de contas a pagar e receber no dia seguinte.

O ideal, é que imediatamente após pagar as contas ou receber por algum produto ou serviço a planilha seja atualizada, mesmo que pareça um trabalho muito grande, é necessário fazê-lo.

A atualização lhe auxiliará a manter o controle sobre suas contas, ajudando a entender a dinâmica de seu negócio e possibilitar a obtenção de resultados financeiros.

Ter esse acompanhamento possibilita que exista um planejamento de metas, entendimento de quais são os custos que podem ser reduzidos ou até eliminados para tornar o negócio mais rentável.

Entendendo a dinâmica de sua empresa e analisando as contas, torna- se muito mais fácil alcançar resultados concretos e um crescimento significativo a cada semestre.

Portanto, crie o hábito de utilizar a planilha de contas a pagar e receber. Esse hábito será benéfico para seu negócio e não é difícil de manter, mesmo que exista muita correria em seu cotidiano.

Em alguns cliques a planilha estará atualizada e o seu negócio estará sob controle, permitindo que faça apurações e tome decisões a partir dos dados anotados.

Faça o download grátis!

<small class="span-author">Autor</small><br>Valber Cunha

Autor
Valber Cunha

Valber Cunha, Analista de Sistema, Programador e empreendedor há mais de 10 anos. Formado em Bacharel em Sistemas de Informação com especialização em Marketing Estratégico e MBA em Gestão Empresarial pela FGV, autor, consultor, palestrante, estudioso de filosofia do comportamento humano e ativista social. Tem como missão pessoal “Transformar pessoas através do empreendedorismo, pois acredita que os empreendedores transformam o mundo”.

<small class="span-author">Autor</small><br>Valber Cunha

Autor
Valber Cunha

Valber Cunha, Analista de Sistema, Programador e empreendedor há mais de 10 anos. Formado em Bacharel em Sistemas de Informação com especialização em Marketing Estratégico e MBA em Gestão Empresarial pela FGV, autor, consultor, palestrante, estudioso de filosofia do comportamento humano e ativista social. Tem como missão pessoal “Transformar pessoas através do empreendedorismo, pois acredita que os empreendedores transformam o mundo”.