Planilha de Controle de Estoque: Download Grátis

Conteúdo

A planilha de controle de estoque é uma das mais importantes para a gestão de um negócio, pois, sem esse tipo de controle se torna muito mais difícil atingir bons resultados na empresa, tendo em vista que, é o estoque que delimita a capacidade de alcançar as metas traçadas para o mês.

Não adianta sonhar em vender R$15 mil em materiais se o seu estoque está com apenas R$5 mil de produtos e repleto de problemas, apresentando itens antiquados e baixa disponibilidade dos produtos mais procurados.

Fazer um controle de estoque assertivo depende de uma boa gestão, analisando os pontos fortes e os pontos fracos do estoque e lidando da melhor maneira possível.

E para tal, ter uma planilha organizada e bem estruturada com todas as informações necessárias é indispensável, tendo em vista que, sem a planilha se torna muito mais difícil atingir resultados acima da média, por falta de organização em relação aos dados referentes ao estoque.

Planilha de controle de estoque: entenda quais os benefícios de utilizá-la

É muito comum que os pequenos negócios não tenham um controle de estoque eficiente. E por não saber quanto tempo demorou entre comprar e vender um produto, quais produtos estão sendo mais procurados, quais esgotam rapidamente e quais encalham, a gestão trava.

Essa desorganização se transforma em um fator que impede o crescimento da empresa, trazendo prejuízos ao invés de lucros.

Portanto, utilizar uma planilha com riqueza de detalhes, preencher a cada venda e manter os dados sempre atualizados controlando a entrada e saída de materiais é fundamental, por possibilitar que seu negócio seja bem administrado, por ter todas as informações acessíveis em poucos cliques.

Assim, é possível analisar vendas, comparar detalhes, tomar decisões sobre as próximas compras e otimizar os recursos. Dessa forma, a compra e venda se torna mais assertiva e os clientes conseguem encontrar tudo que buscam em seu estabelecimento ou e-commerce.

Afinal, o controle de estoque é parte crucial para ser assertivo nos produtos que está oferecendo ao seu cliente.

Uso intuitivo para facilitar o cotidiano

As pequenas empresas acabam demandando que os profissionais sejam talentosos em várias áreas, para que possam suprir a demanda de trabalho.

No entanto, é perfeitamente compreensível que algumas pessoas não possuem habilidade com o uso de Excel. Por isso, a planilha de controle de estoque foi desenvolvida com layout que favorece a usabilidade.

Possibilitando que o usuário entenda o que precisa preencher e tenha facilidade de alimentar com os dados corretos.

De modo que, a própria planilha revele quais são os produtos que estão em alta nas vendas e quais estão encalhados, facilitando que o usuário faça uma análise rápida e consiga ter resultados fazendo compras assertivas a partir da análise de sua planilha.

Percebendo quais são os produtos que vendem bem e em qual quantidade será preciso adquirir esses itens para repor em seu estoque, fica bem mais fácil gerir o seu negócio.

O estoque precisa ser acompanhado minuciosamente

Em todas as áreas de atuação, o acompanhamento de estoque é um diferencial competitivo, tendo em vista que, é a assertividade na gestão do estoque que gera maior potencial de lucro para o negócio.

Afinal, sem um estoque de qualidade se torna praticamente impossível alcançar resultados expressivos.

Nos negócios em que os produtos possuem validade, a gestão é ainda mais importante, evitando compras excessivas que possam gerar perda de materiais, bem como, evitando que o produto encalhado seja perdido.

Ao perceber que o produto não está apresentando boa performance de venda e que está se aproximando da validade, é necessário efetuar uma liquidação ou aumentar a divulgação do item para que a venda ocorra.

Portanto, estar atento ao seu negócio fazendo a gestão assertiva do controle de estoque é fundamental. Caso contrário, poderá haver perda integral de lotes de produtos por questões relacionadas ao vencimento.

O acompanhamento minucioso é fundamental para que seu estoque seja bem gerido, evitando perdas e problemas em relação ao envio de produtos que não foram bem armazenados.

Fácil de usar para otimizar seu tempo

A planilha de controle de estoque foi idealizada com design simples, justamente para que seja rica em detalhes e completamente fácil de usar.

Dessa forma, seu tempo de trabalho é otimizado utilizando uma planilha de fácil acesso, simples de entender e que rapidamente te revela todos os resultados de seu negócio.

A partir da boa gestão de estoque, é possível delimitar prazos para efetuar compras e oferecer novidades aos clientes, bem como, se torna mais fácil entender os hábitos de consumo de seu público especificamente, de modo que, as compras se tornam cada vez mais assertivas, gerando o fluxo de mercadorias desejado, o que evitará acúmulo de itens encalhados em seu estoque, que é indesejado por toda empresa.

Observar seu estoque, acompanhar de perto e correlacionar os dados com as informações de suas últimas vendas possibilita o crescimento de seu negócio, uma vez que as compras se tornam mais assertivas, considerando suas vendas e o perfil de produtos que seus clientes buscam, bem como, te auxilia a identificar o que é mais vantajoso anunciar como promoção visando fazer o desencalhe de produtos.

Seu estoque delimita seu potencial de vendas para o período

É importante considerar que, em média, uma empresa vende 1/3 daquilo que está em estoque a cada mês.

Isso significa que, o crescimento de um negócio está intimamente atrelado ao processo de gerir corretamente o estoque, caso as compras sejam inadequadas para o público, haverá dificuldade de cumprir essa meta.

É interessante perceber que todo o estoque precisa girar, portanto, ficar de olho em aspectos como:

● Quais são os itens mais procurados;

● Em que período do ano cada item vende mais;

● Qual o perfil do seu público;

● Quanto cada pessoa compra em sua empresa em média;

●     Se seus clientes fazem uma compra e somem ou voltam.

Esses dados são importantíssimos para a obtenção de resultados expressivos em seu negócio, possibilitando que a empresa possa ser acompanhada de perto e todos os detalhes sobre a sua gestão se tornem mais efetivos.

Quem efetivamente deseja vender mais todos os dias, precisa adotar o cuidado de analisar se o estoque disponível supre a demanda.

Ou, até mesmo, se haverá a possibilidade de aproveitar algum período de alta nas vendas como Dia das Mães, Natal e Black Friday, para impulsionar as vendas, preparando o estoque para essas datas comemorativas, fazendo investimentos que são coerentes com o perfil de clientes que a empresa apresenta.

Observe se é o momento de aumentar seu estoque de produtos

É muito comum ter receio de fazer investimentos na compra de produtos e correndo o risco de que fiquem encalhados no estoque.

No entanto, usando a planilha de controle de estoque é possível analisar seu perfil de vendas e perceber quando é o momento de fazer um investimento assertivo, ampliando assim a sua capacidade de estoque, para que seja possível atender uma demanda já existente ou investir em conjunto para atrair novos clientes.

Afinal, é muito importante saber o momento de comprar novos produtos para atrair uma nova faixa de público ou atender uma demanda já existente em seu negócio.

A gestão é a chave para o sucesso e a planilha de controle de estoque é gratuita para te ajudar!

Faça o download grátis.

<small class="span-author">Autor</small><br>Valber Cunha

Autor
Valber Cunha

Valber Cunha, Analista de Sistema, Programador e empreendedor há mais de 10 anos. Formado em Bacharel em Sistemas de Informação com especialização em Marketing Estratégico e MBA em Gestão Empresarial pela FGV, autor, consultor, palestrante, estudioso de filosofia do comportamento humano e ativista social. Tem como missão pessoal “Transformar pessoas através do empreendedorismo, pois acredita que os empreendedores transformam o mundo”.

<small class="span-author">Autor</small><br>Valber Cunha

Autor
Valber Cunha

Valber Cunha, Analista de Sistema, Programador e empreendedor há mais de 10 anos. Formado em Bacharel em Sistemas de Informação com especialização em Marketing Estratégico e MBA em Gestão Empresarial pela FGV, autor, consultor, palestrante, estudioso de filosofia do comportamento humano e ativista social. Tem como missão pessoal “Transformar pessoas através do empreendedorismo, pois acredita que os empreendedores transformam o mundo”.