Planilha de Fluxo de Caixa: Download Grátis

Conteúdo

Ter uma planilha de fluxo de caixa para controlar seu negócio é de extrema importância, pois, sem conhecer o fluxo de caixa se torna impossível ter uma gestão assertiva da empresa, tendo em vista que, esse dado é fundamental para saber se a empresa é lucrativa, se está tendo prejuízo e também para observar a possibilidade de ajustes para eventuais cortes de gastos.

Afinal, a gestão financeira é crucial para que uma empresa seja lucrativa e possa apresentar todos os resultados que seus administradores desejam.

Sem o devido cuidado com as finanças, a obtenção de resultados expressivos acaba sendo mais difícil de alcançar.

Nós vamos te explicar um pouco mais sobre a importância do fluxo de caixa e como usar a planilha de fluxo de caixa que tem download gratuito a seguir.

O que é e qual a importância do fluxo de caixa?

O fluxo de caixa é um controle financeiro, que permitirá acompanhar entradas e saídas do caixa, ou seja, o fluxo financeiro da empresa.

Dessa forma, o fluxo de caixa é um dado muito importante para seu negócio, possibilitando uma série de decisões sobre a gestão da empresa.

Com base nas informações de fluxo de caixa, é possível ter maior controle sobre os dados financeiros e ter a certeza de que a empresa é lucrativa. Caso observe que o lucro não está como esperado, é importante analisar a planilha de fluxo de caixa para observar quais mudanças podem ser feitas.

Elencamos alguns fatores que fazem com que a planilha de fluxo de caixa seja tão fundamental para seu negócio. E vamos te explicar um por um para incentivar o uso da planilha.

1.  É uma ferramenta de controle financeiro

Com uma planilha de fluxo de caixa atualizada, é possível perceber quais quantias estão entrando e quais são os valores com saída, possibilitando o comparativo e controle das finanças.

É uma ferramenta importante para observar se as contas estão em ordem e se existem alguns gargalos que possam ser melhorados.

2.  Auxilia a gerenciar os gastos

Sabendo exatamente quanto a empresa gasta e com o quê, é possível fazer uma gestão mais assertiva de seus custos, possibilitando a identificação de quais são os valores mensais que precisam ser pagos, quais são os custos variáveis e como minimizar todos os custos.

Assim, é possível gerenciar a empresa com mais assertividade, potencializando suas chances de aumentar o lucro.

Afinal, com a redução de custos é possível manter uma margem de lucro mais saudável sem precisar interferir diretamente em seu preço final do produto ou serviço.

3.      Auxilia no planejamento financeiro

Com base nos dados oriundos de sua planilha de fluxo de caixa, é possível perceber quais são as necessidades de faturamento do negócio, tendo em vista que, já é conhecido o custo mensal fixo, sendo necessário ter uma meta de vendas capaz de suprir essa demanda e manter o negócio lucrativo.

Além disso, o controle de fluxo de caixa possibilita a previsibilidade de faturamento, uma vez que, já sabe quais são os períodos que vendem com maior frequência baseado na análise dos dados de cada mês, o que possibilita planejar ações para evitar momentos de queda muito abrupta em seu faturamento.

Guardar uma parte de seu capital para investir em propaganda em momentos estratégicos possibilita o aumento do número de clientes e melhora significativa em seus resultados financeiros.

4.  Funciona como apoio para sua tomada de decisões

A planilha de fluxo de caixa revela dados importantes que possibilitam a análise de todo o panorama financeiro do negócio, o que é importante para possibilitar o apoio necessário para a tomada de decisões mais assertivas em relação às finanças da empresa.

Com base na análise referente ao período determinado, é possível observar quais são as melhores estratégias para tornar o negócio mais lucrativo.

Seja o investimento em propaganda, diminuição de custos ou até mesmo contratar mais profissionais para compor uma equipe com maior capacidade de atender uma demanda já existente.

É fundamental ter esse tipo de informação para observar quais são os resultados que a empresa poderá atingir e o que fazer para chegar à melhor performance.

Treine sua equipe para preencher a planilha de fluxo de caixa

A planilha de fluxo de caixa só funciona se efetivamente for feita com todos os detalhes e rigor necessários.

Mesmo as empresas que já apresentam um fluxo considerável de entradas, precisam fazer esse tipo de controle, especialmente, para evitar furtos e roubos de seu caixa.

É, imprescindível, que toda venda seja registrada na planilha, bem como, toda saída seja especificada em detalhes, garantindo que os gestores possam observar o fluxo e perceber quais são as necessidades atuais da empresa.

Afinal, cada empresa apresenta necessidades específicas em relação a gestão financeira.

É necessário perceber se existem custos que possam ser renegociados ou se a empresa precisa investir mais na captação de clientes, por exemplo.

Acaba se tornando impossível ter resultados confiáveis em sua planilha e dados concretos se não houver a cultura de preenchimento da mesma na empresa.

Portanto, é, indispensável, orientar toda a equipe e cobrar que os profissionais atuem corretamente no preenchimento dos dados. Caso contrário, todo o planejamento feito baseado na planilha poderá simplesmente não dar o resultado esperado, uma vez que, a planilha está fornecendo parâmetros equivocados por não estar sendo preenchida como deveria.

Baixe a planilha de fluxo de caixa gratuitamente

Nós disponibilizamos de forma totalmente gratuita, uma planilha completa para a gestão de seu negócio, possibilitando a utilização para controlar as vendas ou valores referentes à prestação de serviços, de modo que, seja possível ter bons resultados na gestão financeira de seu negócio, baseado em dados que são atualizados a cada novo negócio feito.

Dessa forma, é possível garantir dados de qualidade para pautar suas decisões e promover o crescimento bem planejado de sua empresa.

Afinal, com base nos dados é possível organizar estratégias para o ano inteiro, possibilitando que até mesmo nos meses de habitual queda de faturamento ocorra um resultado melhor quando comparado ao mesmo período do ano anterior.

Justamente por conhecer a dinâmica do negócio, use os dados financeiros a seu favor e faça as melhores estratégias para seu negócio, utilizando nossa planilha de fluxo de caixa para auxiliar em sua gestão.

Comece a usar uma ferramenta transformadora para seu negócio

Com a utilização da planilha de fluxo de caixa, será possível organizar questões que antes não eram percebidas, como, por exemplo, quais são os custos fixos de seu negócio atualmente e qual é a possibilidade de renegociar esses valores.

Por exemplo, o custo com internet é um valor que pode ser renegociado todos os anos, obtendo descontos expressivos no valor mensal.

Portanto, ter mais organização através da nossa planilha de fluxo de caixa possibilitará uma melhora significativa no cotidiano financeiro de seu negócio.

Baixe agora mesmo, para começar a usar no cotidiano de sua empresa, trazendo resultados positivos graças à organização de suas finanças.

Não espere começar um novo mês! Preencha a planilha e comece o uso o quanto antes, para ter parâmetros sobre o fluxo de seu caixa, possibilitando que a cada mês consiga ter resultados melhores que o anterior graças ao bom planejamento e cuidado com as finanças de seu negócio.

<small class="span-author">Autor</small><br>Valber Cunha

Autor
Valber Cunha

Valber Cunha, Analista de Sistema, Programador e empreendedor há mais de 10 anos. Formado em Bacharel em Sistemas de Informação com especialização em Marketing Estratégico e MBA em Gestão Empresarial pela FGV, autor, consultor, palestrante, estudioso de filosofia do comportamento humano e ativista social. Tem como missão pessoal “Transformar pessoas através do empreendedorismo, pois acredita que os empreendedores transformam o mundo”.

<small class="span-author">Autor</small><br>Valber Cunha

Autor
Valber Cunha

Valber Cunha, Analista de Sistema, Programador e empreendedor há mais de 10 anos. Formado em Bacharel em Sistemas de Informação com especialização em Marketing Estratégico e MBA em Gestão Empresarial pela FGV, autor, consultor, palestrante, estudioso de filosofia do comportamento humano e ativista social. Tem como missão pessoal “Transformar pessoas através do empreendedorismo, pois acredita que os empreendedores transformam o mundo”.