Planilha de precificação grátis: Cálculo de Custo e Formação de Preço de Vendas

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A planilha de preço e venda é uma ferramenta completa e poderosa em prol de seu negócio. Ela te ajuda a evitar um erro muito comum, que é o de precificação.

Errar na precificação de seus produtos ou serviços pode fazer com que a empresa não seja lucrativa mesmo tendo muita demanda.

Por isso, é fundamental acertar na precificação de seus produtos, possibilitando um valor justo, que cobre os custos e garanta uma empresa lucrativa.

Nós vamos te revelar algumas informações úteis sobre a formação de preço de vendas para te incentivar a usar a planilha gratuita e transformar os resultados de seu negócio.

Calcule o custo corretamente para formar preços adequados

A precificação não é uma tarefa simples, especialmente quando a pessoa não tem experiência na área.

É necessário ter acesso a uma série de informações para fazer uma precificação eficiente, principalmente, os dados que envolvem os custos do produto.

Afinal, seja um item fabricado pela empresa para a venda ou comprado para revenda, é preciso considerar todos os custos envolvidos.

Desde a compra de material, frete e todo o restante de valores que estão relacionados ao custo inicial do produto, para que seja possível ter um bom resultado na precificação.

Sem os dados concretos sobre os custos, se torna impossível ser assertivo na precificação dos produtos, tendo em vista que, não haverá a menor possibilidade de precificar os produtos ou serviços de forma a cobrir todos os custos que são desconhecidos.

Portanto, é fundamental anotar os custos para que seja possível precificar corretamente os produtos ou serviços usando a planilha de precificação grátis.

Aumentar as vendas não torna seu negócio mais lucrativo?

É muito comum que gestores de empresas com erros na precificação percebam no dia a dia que, mesmo em meses onde as vendas são melhores, a conta não fecha.

E a empresa continua não sendo lucrativa mesmo que ocorra um número significativo de vendas a mais que no mês anterior.

Isso ocorre por existir algum erro na precificação do produto, que pode até mesmo fazer com que a venda represente um prejuízo ao invés de lucro para o negócio.

É preciso perceber que, uma empresa tem vários custos que precisam ser quitados. Portanto, além do custo de adquirir os produtos para a revenda ou insumos para a fabricação, é preciso considerar custo de energia elétrica, profissionais e muito mais.

Utilizando a planilha de preço de venda é possível perceber se existe um erro na precificação de seus produtos e ajustar, de modo que, a empresa possa ser lucrativa em todas as vendas, otimizando os recursos e tendo o melhor resultado em seu próprio crescimento.

A partir da planilha de preço de venda é possível atingir um preço que faz a empresa girar o próprio capital e crescer.

Vale a pena analisar se a sua empresa está passando por isso, para identificar se o problema são poucas vendas ou se existem vendas que não são lucrativas.

Ter a certeza de que o preço do produto está correto e é capaz de gerar a receita necessária, possibilita que as próximas decisões sejam tomadas de forma assertiva.

Se o aumento das vendas não fez a sua empresa ficar lucrativa, saiba que é hora de rever os preços com urgência. Talvez a precificação esteja te fazendo ter prejuízo quando poderia ter lucros.

Como ter certeza de que o preço é apropriado?

É muito comum que, mesmo usando uma ferramenta como a planilha de preço de venda, ainda existam dúvidas sobre o preço final cobrado, tentando identificar se é um valor justo.

Seja para a venda de produtos ou serviços, é importante ficar atento a dois fatores: custo e concorrência.

É interessante saber quanto seus concorrentes estão cobrando, para ter o parâmetro de mercado e ter certeza de que está praticando um preço médio, que os clientes efetivamente podem pagar.

Para além disso, é necessário perceber também que, os custos do seu negócio podem estar demasiadamente altos e sufocando a sua margem de lucro.

Portanto, vale a pena observar esses dois fatores com o objetivo de melhorar a sua empresa, possibilitando um crescimento saudável do negócio.

Caso contrário, a tendência é que o preço seja diferente da realidade praticada no mercado ou fique elevado sem mesmo ter uma margem de lucro elevada, justamente por ser um valor alto graças ao fato de existir um custo alto para cobrir.

Pesquisar bem o mercado e fazer os ajustes necessários possibilita uma precificação relevante para facilitar as vendas.

Invista na minimização de seus custos sem perder qualidade

É interessante ter o devido cuidado para que a minimização de custos não resulte em perda de qualidade do produto ou serviço oferecido ao cliente final, tendo em vista que, aquele cliente que já está habituado ao seu produto tende a se afastar ou reclamar percebendo diminuição da qualidade.

Já o novo cliente será mais difícil de conquistar por causa da percepção de que seu produto ou serviço não oferece a qualidade habitual.

Portanto, a diminuição de custos não deve ser praticada sem a percepção de que é necessário manter a satisfação de seus clientes.

Afinal, se o cliente não percebe qualidade é natural que ele procure outro profissional que possa oferecer mais qualidade, fazendo com que a perda de vendas se torne um problema para seu negócio e arruíne a lucratividade mensal.

O ideal é ter equilíbrio em relação ao corte de gastos, tendo como objetivo principal oferecer um preço final justo atrelado a qualidade para conquistar novos clientes e fidelizar.

Existem custos em toda empresa que podem ser minimizados, como o uso de energia elétrica e custos com internet, que podem ser renegociados para aproveitar melhores condições.

Procurar fornecedores que ofereçam a mesma qualidade e que tenham condições mais acessíveis nos preços dos itens também é um fator que deve ser considerado.

Obviamente, exige um profissional determinado em sua pesquisa, mas não é algo impossível de conquistar.

Comece a usar a planilha de preço de venda hoje mesmo!

Aproveite que agora já sabe o impacto da planilha de preço de venda em seu negócio e os resultados que pode obter, para começar a usar essa ferramenta.

A planilha de preço de venda é um produto gratuito e que pode ser muito transformador para seu negócio.

Fácil de usar, a planilha de preço de venda pode ser aplicada em sua empresa hoje mesmo, preenchendo os dados necessários para descobrir o preço certo de cada produto ou serviço.

Tendo como objetivo tornar o seu negócio muito mais lucrativo, mesmo que o número de clientes não altere significativamente.

Até mesmo a simples observação dos custos no preenchimento da planilha permite um novo olhar sobre a empresa, contribuindo para que possa fazer alguns ajustes e ter resultados melhores.

Afinal, pequenas mudanças estratégicas são muito significativas para seu negócio. Especialmente quando colocam sua empresa no rumo certo.

Aproveite essa ferramenta que é fácil de usar e que oferece resultados positivos, para começar hoje mesmo uma transformação em seu negócio.

A planilha é grátis e não requer nenhum conhecimento avançado em Excel para que possa começar a ser usada em seu dia a dia.

<small class="span-author">Autor</small><br>Valber Cunha

Autor
Valber Cunha

Valber Cunha, Analista de Sistema, Programador e empreendedor há mais de 10 anos. Formado em Bacharel em Sistemas de Informação com especialização em Marketing Estratégico e MBA em Gestão Empresarial pela FGV, autor, consultor, palestrante, estudioso de filosofia do comportamento humano e ativista social. Tem como missão pessoal “Transformar pessoas através do empreendedorismo, pois acredita que os empreendedores transformam o mundo”.

<small class="span-author">Autor</small><br>Valber Cunha

Autor
Valber Cunha

Valber Cunha, Analista de Sistema, Programador e empreendedor há mais de 10 anos. Formado em Bacharel em Sistemas de Informação com especialização em Marketing Estratégico e MBA em Gestão Empresarial pela FGV, autor, consultor, palestrante, estudioso de filosofia do comportamento humano e ativista social. Tem como missão pessoal “Transformar pessoas através do empreendedorismo, pois acredita que os empreendedores transformam o mundo”.