Planilha Financeira: Download Grátis

Conteúdo

Que tal contar com uma planilha financeira para reorganizar suas finanças?

A planilha financeira é uma ferramenta que pode ser usada em empresas ou até mesmo por pessoa física, com o objetivo de organizar os dados relevantes sobre suas finanças, possibilitando que os valores preenchidos na planilha sirvam como base para a tomada de boas decisões, evitando gastos desnecessários e possibilitando o alcance de resultados positivos.

A planilha financeira é uma ferramenta de organização, que oferece como principal benefício a conquista de resultados de curto e longo prazo, justamente por permitir perceber quais são os valores que ainda estão sendo gastos excessivamente e fazer correções pontuais.

A partir disso, os resultados se tornam parte da rotina graças a uma boa gestão de seus resultados financeiros.

A planilha financeira é uma ferramenta de organização

A planilha financeira é uma poderosa ferramenta se bem utilizada

Organização financeira não é apenas uma questão de ganhos elevados. A conquista de resultados é possível em diferentes cenários, desde que a organização seja o pilar de sustentação desses resultados.

Quando a empresa não tem uma boa organização financeira, os custos acabam ficando elevados e os resultados escassos. O mesmo funciona para pessoas que não fazem boa gestão de seus ganhos de capital.

A falta de organização com o dinheiro acaba levando ao endividamento e dificuldades financeiras, mesmo quando existe um alto ganho mensal.

Portanto, é interessante fazer uso de ferramentas como a planilha financeira, com o objetivo de acompanhar quais são os gastos diários, quais são os ganhos e fazer um balanço que permita a conquista dos resultados pretendidos.

Seja no âmbito pessoal ou profissional, a boa gestão de recursos é o que leva a obtenção de resultados que são acima da média.

E a planilha financeira é justamente uma ferramenta totalmente gratuita, que possibilita a obtenção dos resultados pretendidos.

Caso contrário, haverá dificuldade de manter o rígido controle necessário sobre as finanças, ocasionando as dificuldades financeiras.

Como funciona o uso de uma planilha financeira?

Para atingir bons resultados utilizando uma planilha financeira, é necessário ter um objetivo e se pautar nesse objetivo para começar mantendo o foco e a organização.

Por exemplo, uma pessoa que deseja economizar para atingir um resultado financeiro, deve ter em mente esse objetivo e usar a planilha para perceber como seu dinheiro está sendo gasto.

Através da planilha é possível anotar todos os valores que são gastos e perceber a somatória mensal.

Anote o nome da despesa e também o valor, de modo que, ao final do mês, seja possível rastrear exatamente todos os gastos.

Isso funciona para pessoa física e também para empresas, tendo como objetivo observar como está o gasto mensal e quais são os valores que não deveriam continuar sendo gastos, bem como, quais são os valores essenciais de modo que, seja possível ter resultados significativos a partir das boas escolhas.

Ter um rastreio de gastos é fundamental para todas as pessoas que desejam ter bons resultados financeiros, independentemente de quanto é o salário mensal.

A boa gestão do dinheiro faz uma pessoa ou empresa enriquecer e, não necessariamente, está relacionado a um faturamento mensal elevado.

É preciso usar a planilha financeira com total transparência

Desde os menores gastos aos maiores, é fundamental preencher a planilha financeira com todas as informações.

É muito comum cometer o erro de não anotar alguns gastos que são menores, por achar que eles não são significativos.

No entanto, são sim! Todos os gastos mensais precisam estar dispostos na planilha financeira para que o rastreio da sua informação financeira possa ser feito com eficiência.

Caso contrário, haverá dificuldade de dar conta de alguns valores, ocasionando má gestão financeira.

Afinal, se todos os dias uma pessoa compra um brigadeiro de 2 reais, ao longo de 30 dias são 60 reais que sequer foram anotados ou percebidos.

Esse pequeno custo diário é um hábito que precisa ser rastreado para que no planejamento financeiro, ele não pese.

Tendo em vista que, se a pessoa não abre mão do brigadeiro diário, é preciso fazer esse custo caber em seu orçamento mensal. Portanto, todos os pequenos gastos, mesmo que não sejam diários, precisam ser anotados, garantindo que a planilha financeira seja eficiente para gerar informações sobre os dados financeiros, possibilitando uma melhor administração a cada mês.

Organização financeira é o segredo do enriquecimento

planilha financeira

Em empresas ou na vida cotidiana, a organização financeira é indispensável e utiliza ferramentas como a planilha financeira, para existir, tendo como principal objetivo rastrear custos, minimizar, investir corretamente e ter bons resultados.

Uma pessoa que tem o sonho de comprar um imóvel, por exemplo, e todos os dias gasta com futilidades está se afastando do sonho.

Já a pessoa que utiliza a planilha financeira e percebe que pode viver bem sem determinadas futilidades em prol de juntar dinheiro para um sonho maior, terá mais facilidade de conquistar o que deseja.

A rotina de organização financeira permite atingir um resultado muito expressivo que é a conquista de um sonho grandioso, trazendo a sensação de realização que os gastos pequenos não eram capazes de proporcionar.

Portanto, aqueles que acreditam que ferramentas como a planilha financeira são “amarras” ou exigem demais, preferindo gastar aleatoriamente acabam na verdade se privando de conquistar seus principais sonhos, uma vez que, não consegue acumular capital para atingir esses objetivos que são mais ousados ou que necessitam de mais esforço.

Como usar a planilha financeira no dia a dia?

É interessante ter a planilha em seu computador e anotar ao longo do dia todos os gastos feitos. No período da noite, poderá passar todos os valores para a planilha detalhadamente discriminados.

Dessa forma, a planilha financeira se torna um verdadeiro rastreio dos custos, possibilitando o acompanhamento e identificação de gargalos financeiros.

Ao longo dos meses, é possível fazer um “balanço” de quais são os custos que tomam a maior parte do capital, possibilitando que exista o cuidado de fazer adequações em seus gastos diários.

Isso é importante para que a partir do novo hábito, seja possível atingir aqueles sonhos que são considerados mais difíceis, ousados e até mesmo impossíveis.

Seja qual for a meta financeira, ter clareza e entender que a organização dos custos é o melhor caminho para atingir o resultado pretendido, é justamente o que faz a planilha financeira funcionar.

Sendo que, ao observar os custos que foram descritos na planilha é possível entender sua dinâmica de gastos e usar essa informação a seu favor.

As empresas usam esse tipo de planilha com o nome de fluxo de caixa, onde anotam entradas e saídas, permitindo assim, a melhor gestão dos recursos.

Preciso ter conhecimento prévio para usar a planilha?

Não! A planilha é totalmente intuitiva e fácil de usar, sendo um material que todas as pessoas podem preencher com facilidade.

Com aparência de um programa de computador, a planilha financeira é fácil de entender e preencher, possibilitando o acompanhamento dos gastos com facilidade, justamente, por ser bastante visual e permitir a observação de cada detalhe para facilitar a organização de seus valores.

Aproveite que essa ferramenta é totalmente gratuita, para que possa começar a usar hoje mesmo e transformar a sua realidade financeira.

Afinal, é possível enriquecer com uma boa gestão dos gastos mensais.

<small class="span-author">Autor</small><br>Valber Cunha

Autor
Valber Cunha

Valber Cunha, Analista de Sistema, Programador e empreendedor há mais de 10 anos. Formado em Bacharel em Sistemas de Informação com especialização em Marketing Estratégico e MBA em Gestão Empresarial pela FGV, autor, consultor, palestrante, estudioso de filosofia do comportamento humano e ativista social. Tem como missão pessoal “Transformar pessoas através do empreendedorismo, pois acredita que os empreendedores transformam o mundo”.

<small class="span-author">Autor</small><br>Valber Cunha

Autor
Valber Cunha

Valber Cunha, Analista de Sistema, Programador e empreendedor há mais de 10 anos. Formado em Bacharel em Sistemas de Informação com especialização em Marketing Estratégico e MBA em Gestão Empresarial pela FGV, autor, consultor, palestrante, estudioso de filosofia do comportamento humano e ativista social. Tem como missão pessoal “Transformar pessoas através do empreendedorismo, pois acredita que os empreendedores transformam o mundo”.