Recursos Essenciais para uma plataforma de e-commerce

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Se você deseja alavancar as suas vendas e sair do negócio físico para o mundo digital, uma plataforma de e-commerce é uma excelente opção para a sua empresa. 

Entretanto, para criar o seu negócio digital é necessário investir em uma boa plataforma de e-commerce que possua ferramentas que facilitem o acesso e a personalização sempre que for necessário.

Para saber mais sobre os recursos que a sua plataforma de e-commerce deve possuir, leia este artigo até o final. 

7 recursos que toda plataforma de e-commerce deve oferecer

Uma boa plataforma de e-commerce é aquela que possibilita as vendas de forma simples, rápida, prática e segura, tanto para o consumidor quanto para a empresa. 

Além disso, uma plataforma de e-commerce deve possibilitar uma boa experiência de compra, que vai desde o primeiro acesso até a finalização da compra. 

Por isso, a sua plataforma de e-commerce deve oferecer os recursos elencados a seguir, que são considerados essenciais para o sucesso do seu negócio digital. 

Layout personalizável 

Um dos recursos mais importantes que a sua plataforma de e-commerce deve ter é um layout personalizável e de fácil acesso, que seja intuitivo e que permita mudanças sempre que necessário. 

Além disso, é fundamental que esta plataforma também seja responsiva e acessível a todos, prezando tanto pela qualidade no design e na identidade visual quanto na facilidade do acesso. 

Outro detalhe que faz toda a diferença é a organização das informações e das imagens, que devem oferecer ao cliente uma experiencia completa, sem deixar dúvidas no momento da compra. 

Gestão de frete

Outro recurso indispensável à sua plataforma de e-commerce é a gestão de frete, que deve oferecer ao cliente opções de envio de acordo com a sua localidade e necessidade. 

Além disso, fazer a gestão do frete também é importante para o negócio pelo fato de lidar com prazos de entrega e com questões como extravio, sinistros e reembolso, caso seja necessário. 

Também é fundamental para a sua plataforma de e-commerce a compatibilidade com os Correios e com os demais serviços, como por exemplo, o SEDEX, PAC e e-Sedex. 

Oferecer mais de uma opção é viável tanto para você, que estará mais seguro na qualidade da entrega, quanto para o cliente, que pode escolher a forma que mais lhe agrada, minimizando a chance de abandono do carrinho. 

ERP integrado a plataforma de e-commerce 

Possuir um ERP integrado é essencial para a plataforma de e-commerce pela possibilidade de gerir todas as informações do seu negócio de maneira rápida e prática. 

Sendo assim, com um bom sistema ERP, você poderá gerir os seguintes aspectos da sua empresa: 

  • Níveis de estoque automáticos, de acordo com a sua necessidade e demanda; 
  • Gerenciamento de pedidos e emissão de notas fiscais; 
  • Organização e gestão do frete, conforme o escolhido no pedido; 
  • Níveis de gastos e receitas, de forma a compreender e analisar a saúde do seu negócio; 
  • Controle do caixa; 
  • Integração com sistemas de assinatura e marketplaces.

Assim, esta ferramenta irá dinamizar toda a gestão do seu negócio dentro da própria plataforma de e-commerce. 

Checkout transparente

Mulher sentada com computador no colo

Descrição gerada automaticamente

Outra função essencial em uma plataforma de e-commerce é o checkout, que deve ser o mais facilitado e intuitivo possível. 

Por isso, é muito importante desburocratizar o seu checkout, tanto na questão de redirecionamento para outra página de pagamento quanto na questão da coleta de informações. 

Sendo assim, é fundamental que na página do checkout o cliente preencha apenas as informações mais essenciais para não sobrecarregar a sua página e fazer com o que ele abandone o carrinho. 

Capacidade responsiva 

Outro detalhe que faz toda a diferença em uma plataforma de e-commerce é a capacidade responsiva. 

De modo geral, a capacidade responsiva está associada à facilidade no acesso da página, que se adapta a todos os tipos de dispositivos, sejam eles computador, smartphone ou tablet. 

Sendo assim, é fundamental escolher uma plataforma de e-commerce que possibilite a compra de forma fácil, mesmo que seja pelo celular, sem perder a qualidade do site ou a sua estrutura e recursos da página. 

Canal de comunicação com o cliente 

Outro detalhe que faz total diferença em uma plataforma de e-commerce é a criação de um canal de comunicação com o cliente. 

Este canal tem como principal objetivo coletar os feedbacks, opiniões, sugestões e reclamações dos clientes, a fim de resolver quais problemas que possam surgir, tanto no momento da compra quanto acerca do produto. 

Sendo assim, você pode abrir um canal via chat, e-mail, telefone ou ainda por meio de ticket de atendimento. 

O que importa é que o cliente entre em contato e receba uma resposta clara, que resolva o seu problema, e, o melhor, em tempo hábil. 

Mas, claro, estabelecer essa comunicação pode ser muito difícil, principalmente se a sua equipe é pequena. Por isso, verifique a possibilidade de automatizar algumas mensagens para facilitar o seu dia a dia. 

Entretanto, tenha cuidado para não deixar essa comunicação automática demais, onde o cliente não consiga entrar em contato e resolver os seus problemas. 

Integração da plataforma de e-commerce com marketplace 

Teclado de computador

Descrição gerada automaticamente

Por último, mas não menos importante, uma boa plataforma de e-commerce deve possibilitar a integração com os marketplaces. 

Esse tipo de integração possibilita a venda dos produtos em grandes empresas, como por exemplo, Lojas Americanas, Mercado Livre, Amazon, Casas Bahia e Submarino. 

Assim, este tipo de integração tem como principal objetivo promover o crescimento da plataforma de e-commerce, além de possibilitar maior alcance de mercado. 

Conclusão 

Para que uma plataforma de e-commerce seja vantajosa e traga excelentes resultados, é necessário ter alguns recursos que facilitem e automatizem o dia a dia, além de possibilitar uma melhor experiência de compra ao cliente. 

Assim, para escolher qual a melhor plataforma de e-commerce, você deve avaliar a sua necessidade e ter os seus objetivos muito claros, para, assim, definir a opção que melhor se encaixa nas suas necessidades. 

Dessa forma, defina os seus objetivos e conheça muito bem o seu público-alvo, para, assim, escolher a melhor plataforma e oferecer o melhor aos seus clientes. 

<small class="span-author">Autor</small><br>Valber Cunha

Autor
Valber Cunha

Valber Cunha, Analista de Sistema, Programador e empreendedor há mais de 10 anos. Formado em Bacharel em Sistemas de Informação com especialização em Marketing Estratégico e MBA em Gestão Empresarial pela FGV, autor, consultor, palestrante, estudioso de filosofia do comportamento humano e ativista social. Tem como missão pessoal “Transformar pessoas através do empreendedorismo, pois acredita que os empreendedores transformam o mundo”.

<small class="span-author">Autor</small><br>Valber Cunha

Autor
Valber Cunha

Valber Cunha, Analista de Sistema, Programador e empreendedor há mais de 10 anos. Formado em Bacharel em Sistemas de Informação com especialização em Marketing Estratégico e MBA em Gestão Empresarial pela FGV, autor, consultor, palestrante, estudioso de filosofia do comportamento humano e ativista social. Tem como missão pessoal “Transformar pessoas através do empreendedorismo, pois acredita que os empreendedores transformam o mundo”.