Remarketing como ferramenta para reverter o abandono de carrinho em e-commerce de moda, vestuário e acessórios

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Todo e-commerce precisa trabalhar para reverter o abandono de carrinho, tendo como objetivo manter o interesse das pessoas e concretizar a finalização da compra.

O remarketing é uma ótima ferramenta para reverter o abandono de carrinho, possibilitando atrair a atenção do potencial comprador e concluir a venda.

Nós elencamos várias dicas úteis e práticas para investir em remarketing como ferramenta para reverter o abandono, potencializando suas vendas. 

Por que o abandono de carrinho acontece?

Existem vários motivos pelos quais um usuário pode deixar o carrinho sem concretizar as compras e, entender o motivo pelo qual isso está acontecendo em seu e-commerce ajuda a resolver a questão.

Elencamos alguns dos fatores que são mais comuns, para que possa ter insights e começar a trabalhar para resolver essa questão, confira.

  1. Frete caro

Um dos principais fatores que desencadeia o abandono de carrinho é o valor de frete elevado, fazendo com que o comprador desista de adquirir o produto e volte para a fase de pesquisa de preços.

  1. Cadastro complexo

Quando o comprador quer finalizar a compra é preciso ter um processo de cadastro rápido e simples, caso contrário, seu e-commerce de moda tem mais chances de acumular carrinhos abandonados, afinal, é normal que o usuário não queira ceder uma série de dados.

  1. Indecisão

Em muitos casos, o abandono de carrinho é reflexo da indecisão de seu comprador. E essa indecisão pode ser motivada por falta de informações.

É interessante que o e-commerce detalhe fotos, descrições e, se possível, exponha comentários de outros compradores que optaram pelo modelo que o cliente deseja levar.

Dessa forma, é possível garantir bons resultados ao influenciar o seu cliente indeciso e potencializar as vendas.

Como evitar o abandono de carrinho?

Os pontos anteriormente citados já foram revistos por sua equipe? Se o frete está caro, o processo de cadastro é longo e pede muitas informações ou o cliente se encontra indeciso, é possível resolver!

Para ter um e-commerce de moda que segue crescendo a cada dia, é necessário continuar investindo a cada dia, para atrair e reter o usuário em sua página.

Afinal, ao investir em marketing digital é indispensável que os resultados obtidos sejam positivos, trazendo pessoas para a página e concluindo compras.

Mas, infelizmente, só o marketing digital não é suficiente para concluir a venda. É indispensável atualizar a página, manter o estoque regular, oferecer variedade de produtos e boas condições de compra.

O usuário precisa de um frete justo, variedade de produtos, página confiável e dados sobre os produtos que possibilitem a tomada de decisão de compra.

Portanto, é preciso trabalhar uma série de fatores constantemente, buscando evolução, para que seu e-commerce esteja de acordo com a expectativa de seus clientes, justamente, para possibilitar o aumento de suas vendas. 

Como monitorar as taxas de abandono de carrinho?

É fundamental monitorar as taxas de abandono de carrinho para que seu e-commerce possa ser melhor gerido e a questão possa ser resolvida o quanto antes.

É preciso ficar atento aos números de pessoas que visitam sua página e que adicionam produtos ao carrinho sem fazer a finalização da venda.

Atualmente, o Google Analytics é uma boa ferramenta para acompanhar os números de seu e-commerce, além de ser gratuito.

O objetivo é que seja possível observar o número de pessoas que acessam seu e-commerce todos os dias e mais detalhes sobre o que essas pessoas estão fazendo na página.

Monitorar o comportamento dos usuários dentro da página é um recurso importantíssimo para entender o que pode estar ocasionando o abandono de carrinho.

Esse monitoramento permite que a empresa possa usar todos os softwares e recursos de acompanhamento e, a partir disso, consiga ter informações concretas sobre seus clientes reais, uma vez que, esses dados vão permitir que o e-commerce adote todas as medidas necessárias para voltar a ter bons resultados, minimizando a taxa de abandono.

Remarketing é uma ferramenta eficaz para conter o abandono de carrinho?

Campanhas de remarketing possibilitam que o usuário volte ao e-commerce para concluir a compra e, sim, são estratégias eficazes.

Alguns usuários não concluem a compra por indecisão ou até mesmo por ter sido interrompido, deixando a compra para depois.

Ao investir em remarketing, seu e-commerce de moda exibirá anúncios para aqueles usuários que montaram carrinho e não finalizaram a compra.

Dessa forma, é possível capturar a atenção da pessoa, para que ela volte para a página de compra e conclua a compra.

O Google ADS e o Facebook ADS oferecem a possibilidade de criar uma campanha de remarketing eficiente, atraindo o usuário por meio de uma série de banners que são exibidos em diferentes páginas.

Mesmo sendo eficaz, esse tipo de campanha não pode ser sua única ferramenta para reverter o abandono de carrinho!

Investir em e-mail marketing como estratégia de remarketing

Outra possibilidade de remarketing é usar o e-mail de contato que o usuário deixa ao acessar seu e-commerce para oferecer condições especiais para a finalização da compra.

A estratégia permite atrair novamente o visitante para que aquele carrinho possa ser finalizado. É importante usar a estratégia com muito cuidado, tendo como objetivo atrair o usuário, mas não acostumar o comprador a só finalizar a compra após receber um e-mail promocional, tendo em vista que, esse tipo de ação deve ser pontual para que o comprador não fique “viciado” em comprar pagando menos ao usar a estratégia de abandonar o carrinho.

Portanto, é preciso identificar as situações e não utilizar essa estratégia de forma aleatória, uma vez que, distribuir cupons de desconto como única estratégia de remarketing pode gerar a cultura de abandono de carrinho em seu e-commerce ao invés de resolver a questão.

O ideal é adotar a estratégia por um período específico ou somente para casos de primeira compra em que o usuário pode estar em dúvida se a empresa é confiável.

Tenha atenção ao seu e-commerce e trabalhe em atualizações

Identifique em seu e-commerce de moda o que pode estar ocasionando o abandono de carrinho.

Observe o comportamento do usuário e tenha o cuidado de trabalhar em atualizações periódicas.

Não adianta investir em marketing digital se o seu e-commerce atrai o cliente, mas é incapaz de concluir a venda.

É fundamental que a página esteja bem estruturada, seja atrativa, com layout confiável e que possa ter um custo de frete justo, cadastro fácil e carregamento rápido.

Investir em atualizações periódicas em seu e-commerce é o que faz com que a empresa seja atrativa ao cliente, sendo uma estratégia tão importante quanto o investimento em marketing digital.

Afinal, é preciso atrair usuários para que eles passem por todo o funil de vendas e concluam a compra.

Investir somente na divulgação da empresa acaba não sendo suficiente quando os demais detalhes não foram corretamente ajustados. E isso se reflete no alto número de abandono de carrinho após um investimento em campanhas de marketing digital.

Se o seu e-commerce está com problemas para a conclusão das vendas e isso tem sido frequente, é mais interessante atualizar a página e fazer melhorias que propriamente trabalhar o remarketing, tendo em vista que, sem os ajustes necessários é bem provável que o usuário não volte para concluir a compra, mesmo que a empresa ofereça condições especiais.

Que tal aplicar essas dicas para turbinar suas vendas?

<small class="span-author">Autor</small><br>Valber Cunha

Autor
Valber Cunha

Valber Cunha, Analista de Sistema, Programador e empreendedor há mais de 10 anos. Formado em Bacharel em Sistemas de Informação com especialização em Marketing Estratégico e MBA em Gestão Empresarial pela FGV, autor, consultor, palestrante, estudioso de filosofia do comportamento humano e ativista social. Tem como missão pessoal “Transformar pessoas através do empreendedorismo, pois acredita que os empreendedores transformam o mundo”.

<small class="span-author">Autor</small><br>Valber Cunha

Autor
Valber Cunha

Valber Cunha, Analista de Sistema, Programador e empreendedor há mais de 10 anos. Formado em Bacharel em Sistemas de Informação com especialização em Marketing Estratégico e MBA em Gestão Empresarial pela FGV, autor, consultor, palestrante, estudioso de filosofia do comportamento humano e ativista social. Tem como missão pessoal “Transformar pessoas através do empreendedorismo, pois acredita que os empreendedores transformam o mundo”.