5 estratégias para fidelizar clientes no e-commerce de moda, vestuário e acessórios

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Os clientes são a base, a parte mais importante do seu negócio, pois eles são o combustível que mantém seu e-commerce funcionando. Assim, Fidelizar os clientes deve ser o ponto de partida.

Devido às mudanças nos hábitos de compra dos consumidores modernos, principalmente pela pandemia mundial, as estratégias de fidelização e atratividade do cliente de comércio eletrônico são agora mais importantes do que nunca.

Além disso, os “e-commerces” não estão mais limitados a um único dispositivo. Portanto, envolvê-los torna-se um grande desafio.

Importância dos clientes para a empresa

Compreender a importância dos clientes para a empresa e manter um bom relacionamento com eles são vitais para a sobrevivência do seu e-commerce de moda e acessórios. Afinal, sem seus consumidores, não há negócio.

Sendo assim, é importante estar atento às várias etapas do funil de vendas, desde a atração ao pós-venda, porque certamente terão um impacto significativo no estado de “satisfeito” ou “insatisfeito” do cliente final.

Levando em consideração o avanço da tecnologia, as pessoas podem reportar e publicar informações em canais de comunicação como redes sociais, canais do YouTube e plataformas de apoio aos direitos do consumidor. Portanto, a insatisfação do consumidor da marca pode gerar comentários negativos e se espalhar rapidamente no ambiente digital.

O comércio eletrônico, que não consegue acompanhar as mudanças nos padrões de consumo, definitivamente, ficará para trás e perderá clientes valiosos, um por um.

Priorize o atendimento ao clientes

Sua empresa deve investir no atendimento ao cliente, e o regime interno do e-commerce deve ser um dos itens que mais merecem a sua atenção. 

Para qualquer equipe que atenda ao cliente, é preciso desenvolver uma série de habilidades diferentes, incluindo paciência, empatia e comunicação clara.

Não subestime o poder dos clientes ao interagir com sua empresa. É de conhecimento comum que um pouco mais da metade dos clientes diz que, depois de passar por uma experiência ruim, eles não estão dispostos a fazer negócios novamente com a mesma empresa, além de divulgar essa experiência ruim para outras pessoas.

A imagem de uma empresa vai muito além da parte gráfica que ela apresenta, vai além de um site responsivo e com bom funcionamento. 

A imagem de um e-commerce de moda, vestuário e acessórios é construída quando você tem certeza que conseguiu fidelizar clientes com o serviço que tem oferecido.

Embora você possa não ser capaz de evitar todos os desempenhos negativos com a marca em sua empresa, o atendimento ao cliente pode ser um ponto de intervenção que pode acalmar os clientes ou ajudar a resolver quaisquer problemas que possam ocorrer.

Busque oferecer conteúdo personalizado 

Uma experiência personalizada mostra aos clientes que sua marca está intimamente relacionada com suas vidas e objetivos, portanto, as pessoas devem se concentrar na marca que parece fornecer-lhes o melhor conteúdo e produtos.

Fidelizar os clientes é entender que cada um deles têm uma necessidade diferente, pois suas decisões de compras são baseadas nas emoções, portanto, se souber trabalhá-las terá bons resultados.  

Os clientes estarão dispostos a pagar mais se assim obtiverem um serviço personalizado, e mais da metade dos clientes admite que, se isso significa receber conteúdo personalizado, eles não se importam em trocar informações pessoais, como nomes e e-mails.

Mais uma vez, a parte da comunicação acaba roubando a cena, já que se sabemos que os clientes não se importam em divulgar dados para nutrir os leads, cabe aos responsáveis capricharem na comunicação para que os e-mails sejam de qualidade e fidelizem o cliente, já que ele confiou em passar o seu endereço de e-mail.

Forneça recomendações de produtos

Forneça recomendações de produtos com base no que você sabe sobre seus clientes: suas preferências, registros de compras anteriores, etc. 

Você também pode usar essas informações para enviar a eles recursos e conteúdos gratuitos (como postagens de blog ou vídeos) para mostrar que você sabe o que eles estão procurando.

Ofereça vantagens exclusivas 

Recompense os clientes com vantagens empolgantes, como códigos de desconto ou vouchers de frete grátis. 

Essa tática também ajuda a encorajar compras repetidas ou aumentar o valor médio dos pedidos dos compradores da loja online.

Tenha cuidado para não distribuir essas vantagens com muita regularidade, pois você deseja que os clientes fiquem entusiasmados caso os recebam.

Como seu e-commerce é de moda, vestuário e acessórios, é importante ficar atento às datas comemorativas. Elas são ótimas oportunidades para oferecer vantagens e descontos de forma tematizada. 

Assim, não banaliza seus descontos e promoções, mas cria até uma relação de constância já que eles sabem que chegando alguma data especial sua loja vai oferecer alguma coisa diferente.

Os clientes gostam de pagar mais por uma experiência melhor. Por isso, para que o seu e-commerce tenha um ótimo desempenho, você pode tentar algumas coisas: 

  • ENTREGA GRATUITA: Escolha um limite para entregas gratuitas. Exemplo: Entrega grátis a partir de pedidos de R$60,00. Essa é uma forma de persuadir o consumidor a acreditar que é melhor comprar mais para não ter que pagar pela entrega. 
  • DEVOLUÇÕES GRATUITAS: Se um cliente chegou ao estágio de fazer todo o processo de devolução é porque realmente ele não recebeu o que estava esperando. Então, busque entender o que houve nessa entrega, na maior parte dos casos, o erro é da loja. Por isso, a importância em manter o serviço de devolução grátis. 

Crie uma programa de fidelidade 

Falando em fidelizar o cliente, usar o termo “fidelidade” tem sua valia, pois engrandece o cliente como algo exclusivo e fiel. Esses são gatilhos estratégicos para garantir essa fidelidade.

Às vezes, você pode impulsionar a lealdade do cliente por meio de um programa de fidelidade do cliente com incentivo. 

Você pode primeiro incentivar novos clientes a visitarem sua loja novamente e, em seguida, dar-lhes um presente irresistível ou um benefício pelo qual eles possam usufruir.

Por exemplo, muitas marcas implementam um sistema de pontos em sua estratégia de comércio eletrônico. 

O cliente ganha pontos a cada compra em sua conta, que posteriormente pode usar como crédito em suas próximas compras ou em itens exclusivos da marca.

Nesse quesito de fidelidade cabe a criatividade e competência da sua equipe para fazer com que o programa de fidelidade seja um sucesso. 

Invista nos canais de comunicação

Ao dar aos clientes diferentes opções para entrar em contato com sua marca, você facilita o envio de comentários, feedback ou consultas.

Faça questão de estar disponível por e-mail, telefone ou mídia social. Se sua empresa dispõe de recursos, opte por fazer o chat ao vivo como um ponto de contato de atendimento ao cliente.

Invista nos canais de comunicação

Lembre-se: quanto mais fácil for para que os clientes entrem em contato com você, melhor experiência de marca eles terão. E quando se trata de aumentar a fidelidade do cliente, você precisará fornecer o máximo possível de experiências positivas com a marca.

Aplique as estratégias aqui mencionadas, inove-as com suas habilidades e poder de criatividade. O empreendedor deve buscar inovar com personalidade, ele deve sempre deixar sua marca autêntica. 

Fidelizar os clientes no e-commerce de moda, vestuário e acessórios é uma tarefa que vai demandar constante aprendizado, as coisas (principalmente na internet) mudam rapidamente e é mais do que necessário o acompanhamento dessas mudanças. 

Invista em conhecimento e em equipes preparadas para dar o suporte necessário ao seu e-commerce e obter o sucesso que almeja. 

<small class="span-author">Autor</small><br>Valber Cunha

Autor
Valber Cunha

Valber Cunha, Analista de Sistema, Programador e empreendedor há mais de 10 anos. Formado em Bacharel em Sistemas de Informação com especialização em Marketing Estratégico e MBA em Gestão Empresarial pela FGV, autor, consultor, palestrante, estudioso de filosofia do comportamento humano e ativista social. Tem como missão pessoal “Transformar pessoas através do empreendedorismo, pois acredita que os empreendedores transformam o mundo”.

<small class="span-author">Autor</small><br>Valber Cunha

Autor
Valber Cunha

Valber Cunha, Analista de Sistema, Programador e empreendedor há mais de 10 anos. Formado em Bacharel em Sistemas de Informação com especialização em Marketing Estratégico e MBA em Gestão Empresarial pela FGV, autor, consultor, palestrante, estudioso de filosofia do comportamento humano e ativista social. Tem como missão pessoal “Transformar pessoas através do empreendedorismo, pois acredita que os empreendedores transformam o mundo”.