Benefícios de ter um Site de vendas Online com integração a Marketplaces

Conteúdo

Interface gráfica do usuário

Descrição gerada automaticamente

Não tem como negar que as vendas online são muito importantes para as estratégias de vendas e crescimento das empresas, e o primeiro passo para esse crescimento é criar um site de vendas online. 

Entretanto, existem maneiras para melhorar esse site e vender ainda mais, que é integrando-o com um marketplace. 

Portanto, se você deseja saber quais os benefícios de ter um site de vendas integrado com um marketplace e como fazer esta integração, leia o artigo até o final. 

Benefícios de ter um site de vendas integrado a marketplaces

É importante dizer que os marketplaces são opções para quem está iniciando no e-commerce e deseja melhorar o seu site de vendas, otimizando assim os negócios. 

Além disso, fazer a integração do seu site de vendas com um marketplace pode ser uma excelente estratégia para aumentar a visibilidade e o alcance da sua loja virtual. 

Sendo assim, esta integração é vantajosa para o seu site de vendas por construir a sua presença digital em mais de um canal, além de reduzir os custos com o tráfego pago e com propaganda. 

Outra grande vantagem de aderir a essa integração é o crescimento que o seu negócio pode ter no mercado digital, principalmente pelo fato de ter um grande alcance e presença de mercado. 

Dito isso, trouxemos outras grandes vantagens para fazer a integração do seu site de vendas com um marketplace. 

Rapidez no lançamento dos produtos 

Uma das primeiras grandes vantagens de fazer a integração do seu site de vendas com um marketplace é a rapidez no lançamento e na disponibilidade dos produtos. 

Em seu e-commerce normal, você levaria muito mais tempo para criar uma presença digital, assim como criar estratégias atrativas e gerar tráfego. 

Ao fazer a integração, você diminui esse tempo, já que o marketplace possui toda a estrutura necessária para alavancar o seu negócio. 

Entretanto, existe uma maneira de melhorar estes resultados, caso você já tenha o seu site de vendas, que é colocando um ícone de “onde comprar”, redirecionando os seus visitantes para os produtos do marketplace. 

Assim, os seus clientes fazem a compra de forma segura, sem entrar em contato com os seus concorrentes, aumentando assim o seu alcance de mercado. 

Aumento na base de clientes

Outro grande benefício de integrar o seu site de vendas com marketplaces é a possibilidade de aumentar a sua base de clientes. 

Funciona da seguinte forma: enquanto você não possui uma estrutura suficiente em seu site para vender os produtos, você redireciona os seus clientes para o marketplace. 

Assim, você mantém a sua loja ativa, além de contribuir para o crescimento do seu site de vendas, já que você estará integrado com sites como o Mercado Livre, Amazon e até mesmo o e-Bay. 

Estes sites possuem um grande volume de visitas mensais, o que pode te ajudar a vender produtos em seu próprio site, conforme o seu estoque e a sua disponibilidade. 

Relevância nos mecanismos de busca 

Interface gráfica do usuário

Descrição gerada automaticamente

Uma das grandes vantagens de integrar o seu site de vendas com marketplaces é construir a sua presença no mercado por meio da relevância nos mecanismos de busca por meio das estratégias de SEO. 

Estas estratégias são essenciais para que o cliente encontre o seu negócio nas buscas do Google, e os marketplaces possuem esta estrutura. 

Sendo assim, os marketplaces contam com uma excelente estrutura de marketing digital, tal como otimização dos mecanismos de busca e links patrocinados e seguros. 

Nesse sentido, todos esses aspectos podem te ajudar a ser encontrado com muito mais facilidade na internet, atraindo muito mais clientes e gerando maior visibilidade do seu negócio. 

Maior infraestrutura do site 

Integrar o seu site de vendas com um marketplace também oferece maior estrutura no site, já que possui um site seguro, com diversos tipos de pagamento e entrega, tornando o serviço muito mais rápido e de qualidade. 

E o melhor, você não precisará se preocupar com nenhum destes detalhes, pois o próprio marketplace já possui toda essa estrutura pronta e disponível para uso. 

Como fazer a integração do seu site de vendas com um marketplace 

Ditas todas as qualidades em aderir a integração do seu site de vendas com o marketplace, vamos descobrir como fazer essa integração. 

Conheça o alcance e o público do marketplace 

Caixa de teclado de computador

Descrição gerada automaticamente

Antes de integrar o seu site de vendas, é fundamental conhecer a plataforma do marketplace para, assim, verificar se ela atende às suas expectativas e necessidades. 

Sendo assim, avalie o alcance que o marketplace possui, e qual o público que ela atinge, para ver se é o mesmo público que você visa atingir, e obter resultados. 

Outro detalhe que você deve considerar é o volume de tráfego desse marketplace, se ele realmente tem muitos acessos e se existe uma boa possibilidade de conversão de clientes; 

Além disso, verifique quais os produtos existentes neste marketplace, e quais você poderá vender para atingir o seu público-alvo. 

Pode parecer muita coisa em um primeiro momento, mas estas informações são essenciais para saber se a integração vale realmente a pena ou não. 

Verifique a possibilidade da integração do seu site de vendas com o marketplace 

Nesse sentindo, o segundo passo para realizar a integração do seu site de vendas com o marketplace é verificar se é possível integrar as plataformas. 

Alguns sites não permitem esta integração, ou ainda, possuem custos adicionais para fazê-la. 

Sendo assim, você deve verificar com a plataforma do marketplace para saber as possibilidades, custos e como funciona a integração. 

Realize a integração

Por fim, vem a parte prática, que é realizar a integração em si. Assim, você pode procurar empresas especializadas nessa integração para realizar todo o processo. 

Sendo assim, é importante analisar as suas necessidades e como essa integração pode ocorrer, para não ter problemas futuros. 

Conclusão 

Realizar a integração de um site de vendas com um marketplace exige muita análise antes da implantação em si. 

Contudo, a implantação é extremamente vantajosa para os sites de vendas, já que aumenta o alcance e possibilita maior segurança, tanto para o cliente quanto para a empresa.  

<small class="span-author">Autor</small><br>Valber Cunha

Autor
Valber Cunha

Valber Cunha, Analista de Sistema, Programador e empreendedor há mais de 10 anos. Formado em Bacharel em Sistemas de Informação com especialização em Marketing Estratégico e MBA em Gestão Empresarial pela FGV, autor, consultor, palestrante, estudioso de filosofia do comportamento humano e ativista social. Tem como missão pessoal “Transformar pessoas através do empreendedorismo, pois acredita que os empreendedores transformam o mundo”.

<small class="span-author">Autor</small><br>Valber Cunha

Autor
Valber Cunha

Valber Cunha, Analista de Sistema, Programador e empreendedor há mais de 10 anos. Formado em Bacharel em Sistemas de Informação com especialização em Marketing Estratégico e MBA em Gestão Empresarial pela FGV, autor, consultor, palestrante, estudioso de filosofia do comportamento humano e ativista social. Tem como missão pessoal “Transformar pessoas através do empreendedorismo, pois acredita que os empreendedores transformam o mundo”.