Saiba como montar na prática um e-commerce Responsivo

Como ter um e-commerce responsivo

Conteúdo

Para que um e-commerce tenha sucesso, é essencial que ele seja acessível e que possibilite uma experiência de compra excelente ao cliente. Nesse sentido, entra o conceito e a construção de um e-commerce responsivo.

Sendo assim, para que a sua loja seja considerada responsiva, é importante estar atento à alguns detalhes. Para saber mais, leia este artigo até o final.

Importância de um e-commerce responsivo

Se ainda não está familiarizado com este termo, um e-commerce responsivo é aquele que possibilita o fácil acesso aos visitantes, a partir de qualquer dispositivo.

Entretanto, o diferencial de um e-commerce responsivo está no acesso à todas as informações e funcionalidades do seu site, independente do dispositivo utilizado.

Dito isto, é importante dizer que esse investimento em usabilidade é essencial para o sucesso do seu e-commerce, já que os consumidores desejam cada vez mais facilidade no momento da sua compra.

Outro detalhe é que muitos consumidores desistem da compra quando não conseguem acessar pelo celular ou por qualquer outro dispositivo móvel.

Além disso, ter um e-commerce responsivo também auxilia no momento do ranqueamento, que é a posição que o seu site ocupa nas buscas do Google.

Sendo assim, quanto mais acessível o seu site for, mais bem colocado ele estará nos mecanismos de busca.

Vantagens de um e-commerce responsivo

Nesse sentido, investir em um e-commerce responsivo pode oferecer diversas vantagens, tanto para o seu negócio quanto para o cliente.

Para o cliente, as principais vantagens em oferecer um e-commerce responsivo são a maior flexibilidade, comodidade e facilidade no momento da compra.

Já para a empresa, as vantagens em investir em um e-commerce responsivo são:

  • Flexibilidade e otimização do tempo, já que pode manter a loja aberta em tempo integral, atendendo o cliente quando ele desejar;
  • Baixo investimento quando comparado com uma loja física, além de oferecer maior comodidade ao cliente, sem necessitar de uma equipe física para isso;
  • Possibilidade de criar um negócio escalável, já que um e-commerce responsivo elimina as fronteiras físicas e pode alcançar clientes de qualquer lugar do mundo.

Ditas as vantagens deste investimento, vamos para o passo a passo de como montar o seu e-commerce responsivo e ter sucesso no seu negócio.

E-commerce responsivo na prática

Montar um e-commerce responsivo exige atenção em diversos aspectos, mas o investimento vale muito a pena e traz resultados reais para os negócios online.

Utilize conteúdos leves

Antes de tudo, um e-commerce responsivo e acessível é aquele que pode ser acessado a partir de qualquer dispositivo, oferecendo todas as funcionalidades e conteúdo.

Sendo assim, não encha o seu site com imagens muito pesadas e muitas informações, pois essa sobrecarga deixará o seu site mais lento, fazendo com que os clientes saiam da sua página e não visitem mais.

Além disso, invista em comandos intuitivos e leves, que o cliente possa realizar com facilidade.

Invista em testes

Toda melhoria, principalmente contínua, exige testes e mais testes, e com o seu site não é diferente.

Antes de colocar o site ou as funcionalidades no ar, realize testes em dispositivos móveis, para verificar se tudo está funcionando bem e se o layout está agradável aos olhos.

Neste momento, você deve pensar como o cliente: ao olhar o seu site, você realizaria a compra com satisfação?

Outro detalhe que faz toda a diferença no momento de criar o seu e-commerce responsivo é fazer análises das suas métricas, verificando aspectos como:

  • Taxas de conversão e visitas;
  • Tempo de navegação;
  • Palavras-chaves mais buscadas e tudo o que pode lhe auxiliar a traçar um parâmetro de melhoria.

Ainda falando em testes, medir a reação dos seus clientes com os seus conteúdos e com o seu site é fundamental para saber onde melhorar.

Sendo assim, é possível realizar testes A/B para verificar quais opções são mais viáveis e preferidas entre os consumidores, oferecendo a melhor experiência ao cliente.

Invista em um design que possibilite uma boa experiência para o cliente

Outro ponto importante no momento de criar o seu e-commerce responsivo é investir em um design e uma arquitetura de informação que ofereça a melhor experiência de acesso ao cliente.

Aqui, é fundamental possibilitar a usabilidade em seu site, proporcionando um acesso intuitivo, fácil, descomplicado e seguro, para que o cliente permaneça em seu site e finalize a compra.

Caso não saiba muito bem como proceder, procure otimizar o seu site com profissionais que entendam do assunto e lhe ofereçam suporte.

Utilize uma comunicação adequada ao seu público

A comunicação é um dos pontos essenciais para criar um e-commerce responsivo.

Sendo assim, o seu e-commerce deve oferecer canais de comunicação seguros com o cliente, além de uma linguagem que represente a sua marca e faça com que os consumidores se identifiquem com a sua loja.

Assim, é fundamental que você conheça a sua persona, suas dores e como ela se comunica, para facilitar a comunicação e o diálogo de todas as formas, desde o suporte até as descrições dos seus produtos.

Cumpra as suas promessas de usabilidade

Este é um dos pontos mais importantes no momento de criar um e-commerce responsivo, que é cumprir as suas promessas.

Lembre-se de que o seu cliente estará atento às suas promessas, ansiando sempre pelo melhor e pela usabilidade.

Sendo assim, prometa apenas o que consegue cumprir, proporcionando ao cliente a satisfação e uma boa experiência de compra.

Coloque a satisfação do cliente como prioridade

Aproveitando o tópico anterior, é importante destacar que um e-commerce responsivo também prioriza a satisfação do cliente, principalmente no que se trata da experiência de acesso e de compra.

Assim, leve em consideração as necessidades, desejos, dores e opiniões do seu cliente, para assim melhorar continuamente.

Conclusão

Criar um e-commerce responsivo é uma grande responsabilidade e faz toda a diferença no sucesso de um negócio digital. Embora muitas pessoas vejam como um grande custo, é importante pensar que quanto maior a comodidade e qualidade no momento do atendimento, maiores são as suas chances de converter muito mais clientes.

<small class="span-author">Autor</small><br>Valber Cunha

Autor
Valber Cunha

Valber Cunha, Analista de Sistema, Programador e empreendedor há mais de 10 anos. Formado em Bacharel em Sistemas de Informação com especialização em Marketing Estratégico e MBA em Gestão Empresarial pela FGV, autor, consultor, palestrante, estudioso de filosofia do comportamento humano e ativista social. Tem como missão pessoal “Transformar pessoas através do empreendedorismo, pois acredita que os empreendedores transformam o mundo”.

<small class="span-author">Autor</small><br>Valber Cunha

Autor
Valber Cunha

Valber Cunha, Analista de Sistema, Programador e empreendedor há mais de 10 anos. Formado em Bacharel em Sistemas de Informação com especialização em Marketing Estratégico e MBA em Gestão Empresarial pela FGV, autor, consultor, palestrante, estudioso de filosofia do comportamento humano e ativista social. Tem como missão pessoal “Transformar pessoas através do empreendedorismo, pois acredita que os empreendedores transformam o mundo”.

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