O e-commerce de moda e acessórios é um dos nichos que mais cresce e se fortalece no mercado eletrônico brasileiro.
A moda é um segmento de mercado democrático que pode ter diversos públicos. Hoje, o número de lojas especializadas está aumentando de acordo com os segmentos de mercado identificados.
Alguns exemplos disso são as lojas de moda plus size e as lojas de camisetas geek. Além disso, engana-se quem pensa que o varejo de roupas, calçados e acessórios se concentra apenas no público feminino.
Existe uma forte tendência na moda sem gênero, que privilegia a diversidade. Neste mercado cada vez mais segmentado, nada melhor do que vendas online para atingir o público certo e alcançar mais clientes potenciais através dos canais mais seguros.
Pensando nisso, se municiar de todo conhecimento para que seu negócio não acabe ficando para trás é mais do que imprescindível.
Estar presente nos principais canais digitais e oferecer uma ótima experiência para o usuário são alguns dos critérios essenciais para ter um e-commerce de moda e acessórios bem-sucedido.
Dentre os principais critérios, que inclui a experiência do consumidor na sua loja, estão os meios de pagamento disponíveis. Além de ser um diferencial, eles aumentam sua conversão e contribuem significativamente para o seu crescimento.
Vender mais é sempre o objetivo
Não importa o segmento, qualquer empreendedor visa vender mais para lucrar em quantidade. Esse lucro, além de tudo, o ideal é que seja com qualidade, pois só assim haverá a fidelização daquela conversão.
Você não apenas tem uma marca-conceito e produtos de alta qualidade, mas também precisa construir uma marca forte para que sua loja possa ser vista e compartilhada entre clientes em potencial.
Existem várias estratégias para ajudá-lo no marketing digital, mas é importante saber que algumas estratégias são adequadas para determinados tipos de e-commerce de moda.
Tome como exemplo o marketing de influência. Nem toda loja possui recursos para contratar pessoas influentes para anunciar seus produtos, e o sucesso dessa estratégia varia de acordo com o tipo de público.
O ponto de partida para ser competitivo no mercado é ter uma boa plataforma de e-commerce e, sabemos que esse é apenas o primeiro passo.
Fugindo dos marketplaces você consegue uma liberdade para ter o negócio exatamente com a sua cara, com seus gostos e, principalmente, com a cara da sua marca.
Ao abrir o seu próprio e-commerce você abre portas para customizar, ter sua identidade visual e criar seu diferencial logo no primeiro passo, que é a abertura da sua loja on-line.
Porém, mesmo com esse primeiro passo bem-sucedido, é preciso se atentar aos próximos passos tão importantes quanto esses.
Oferecer meios de pagamento no seu e-commerce de forma ampla e efetiva é essencial para o seu negócio dar certo.
A importância dos meios de pagamento para o e-commerce
Bom, então você teve a assistência de uma empresa qualificada, eles criaram seu site, ele ficou responsivo, bonito e agradável, você tem bons produtos e um preço competitivo, acredite ou não, muitas vendas serão perdidas se os meios de pagamento do e-commerce não forem os que os clientes estão familiarizados ou têm disponível para eles.
Garantir a satisfação do cliente é essencial para todo tipo de negócio que você conhece, mas quando se trata de e-commerce, torna-se ainda mais importante, afinal, trata-se de um mercado em expansão e a concorrência se intensifica a cada dia.
Para garantir o sucesso, alguns fatores são essenciais, como o fornecimento de vários meios de pagamento no e-commerce.
Portanto, disponibilizar várias formas de pagamento no e-commerce é essencial para aumentar as taxas de conversão, satisfazer os consumidores e ajudá-los a voltar a comprar com você e recomendar seu negócio a terceiros.
Um dos principais desafios das lojas virtuais é a forma de pagamento disponibilizada aos clientes.
A escolha de diferentes opções úteis na hora da compra pode trazer benefícios financeiros para consumidores e lojistas.
Para decidir corretamente quais métodos de pagamento e recursos fornecer, é necessário estudar detalhadamente os dados do cliente e o fluxo de caixa.
É sempre importante lembrar que, dependendo da forma, o repasse de recursos nem sempre ocorre de imediato. Alguns detalhes técnicos são essenciais na hora da escolha dos meios de pagamentos que vai oferecer no seu e-commerce de moda e acessórios.
Hoje em dia, existem vários métodos de pagamento no mercado para atender às necessidades de cada lojista.
Formas para encontrar os melhores meios de pagamento
Cartões de crédito e débito são métodos bem conhecidos e comumente usados, mas o mercado está mudando e novos meios de pagamento estão sendo fornecidos.
Se o seu foco está nas vendas virtuais, a abordagem ideal é oferecer aos consumidores várias opções para escolher a que mais lhes convém.
Use métodos tradicionais, até mesmo boletos bancários, para incentivar os clientes a fazerem compras, porque se você não atender à forma como os clientes podem pagar, não adianta você ter bons preços e uma ampla gama de produtos, o que será muito importante
5 meios de pagamento para e-commerce de moda e acessórios
1. Boleto
Talvez umas das mais antigas formas de pagamento na internet. Antes tudo começava a partir dele e, é exatamente por isso que ele não pode ser esquecido.
Hoje existem diversas facilidades e modernidades, mas nem todas as pessoas acompanharam as evoluções. O bom empreendedor pensa em todo o seu público e oferece ferramentas de amplo alcance.
É uma ótima opção, pois através dele você pode oferecer descontos para os clientes por se tratar de um pagamento à vista.
2. Cartão de débito
Embora não tenha taxas muito convidativas, essa opção de meio de pagamento no seu e-commerce é especialmente para quem não tem ou não gosta de usar cartões de crédito.
A única vantagem nesse caso seria o recebimento imediato, mas de qualquer forma, é um meio de pagamento que não pode ser deixado de lado.
3. Cartão de crédito
Um dos meios de pagamento para e-commerce mais populares, pois ele facilita que o cliente parcele ou pague em uma única parcela. É rápido e fácil, os clientes adoram!
Mas, atente-se sempre às taxas das operadoras para fazer as melhores escolhas.
4. Transferência
Transferência ou depósito online também são formas de pagamento (hoje com a alta adesão do Pix as coisas estão mudando).
Talvez dê um pouco de trabalho para conciliar as contas e validar pagamentos, mas como já mencionamos, é importante ofertar os meios de pagamento mais requisitados e para isso um estudo sobre seus consumidores seria o caminho ideal.
5. Pix
O queridinho que sem sombra de dúvidas chegou para ficar! Ele é fácil, rápido e seguro e, os consumidores adoram e, hoje querem pagar absolutamente tudo com Pix.
Não tê-lo hoje como um dos meios de pagamento do seu e-commerce de moda e acessórios é garantia de perder para a concorrência que aderiu em massa pela forma de pagamento.
Essas são as 5 opções de meios de pagamento para e-commerce de moda, vestuário e acessórios, que acabam sendo as melhores opções.
É claro que, de acordo com a demanda, você pode acrescentar ou retirar novas formas. O segredo é estar antenado no que acontece na finalização das compras dos consumidores, se eles tiveram dificuldade ou tudo está fluindo como deveria.
Gostou das dicas? Utilize-as e veja seus números crescerem. Boa sorte!