Ticket médio: 6 segredos para aumentar o faturamento do seu e-commerce

ticket médio - planilha faturamento de e-commerce

Conteúdo

Se você já atua no mercado digital, conhece o significado ou já ouviu falar em ticket médio.

De modo geral, o ticket médio corresponde à média de valores que cada consumidor gasta em suas compras, sendo uma das informações essenciais para a análise do e-commerce.

Além disso, o ticket médio é essencial para a criação de ações de marketing, já que é a partir dele que é possível mensurar os resultados das campanhas e das vendas.

Sendo assim, se você deseja saber como aumentar o faturamento do seu e-commerce, leia este artigo até o final.

O que é o ticket médio

De modo muito simplificado, o ticket médio é o fator que demonstra o quanto o seu e-commerce fatura por venda.

Sendo assim, o ticket médio demonstra o quanto a sua empresa vende, em média, dentro de um determinado espaço de tempo.

Para calcular o ticket médio, é necessário dividir o valor total das vendas pelo número de vendas realizados dentro do espaço de tempo, seja ele mensal, semestral ou anual.

Saber o valor do seu ticket médio é fundamental para o sucesso do seu negócio, principalmente porque trás as seguintes vantagens:

  • Possibilita a análise das suas estratégias de vendas, independente de ter uma equipe de vendas ou não;
  • Auxilia na criação de políticas de preço e de vendas, elevando o seu faturamento;
  • Dá a base para a revisão das estratégias de vendas da sua empresa, já que considera informações como o nível de consumo, insights e comportamento do seu público.

Calcular o ticket médio é extremamente vantajoso para a sua empresa, servindo de termômetro de desempenho do seu negócio.

Como saber se o ticket médio está bom?

Ilustração sobre Ticket médio

Para avaliar o seu ticket médio, é essencial ter como parâmetro o seu histórico de vendas, considerando também a sazonalidade do seu negócio.

Nesse sentido, você pode identificar quando os produtos vendem mais ou menos, quais os picos de venda e como trabalhar com esta sazonalidade.

Outro detalhe muito importante na análise do ticket médio é a comparação com o mercado em que você atua, pois não faz sentido comparar o seu ticket com o de outros mercados.

Sendo assim, você deve colocar em foco os seguintes aspectos:

  • Histórico de vendas, para saber se as suas vendas estão estáveis, aumentando ou diminuindo, para assim criar estratégias e melhorar continuamente;
  • Benchmarking, que consiste na comparação entre as empresas do mesmo mercado, que são suas concorrentes diretas, utilizando estratégias semelhantes;
  • Demais métricas, como por exemplo, o custo de aquisição por cliente (CAC) e lifetime value (LTV), que demonstram se o seu investimento realmente está valendo a pena.

Estes aspectos são a base da análise e da melhoria contínua do seu negócio, já que a partir delas você irá construir estratégias para melhorar as suas vendas e aumentar o seu faturamento.

Passo a passo para aumentar o seu faturamento por meio do ticket médio

Ilustração aumento de ticket médio

Avalie o seu ticket médio em comparação com os concorrentes

O primeiro passo para aumentar o seu faturamento por meio do ticket médio é comparando o seu ticket com o dos seus concorrentes diretos.

Este passo é essencial para identificar como está o consumo em sua empresa em relação ao mercado, verificando se os clientes estão consumindo mais ou menos do que o esperado.

Contudo, é importante dizer que esta comparação deve ser feita com empresas semelhantes à sua, para ter dados e parâmetros parecidos.

Assim, se o seu ticket médio estiver abaixo da concorrência, é um alerta para analisar se as suas campanhas estão indo bem e onde é possível melhorar.

Entretanto, se o ticket médio estiver acima da concorrência, busque validar as estratégias que tem dado certo para melhorar as suas vendas continuamente.

Invista nas ações de marketing e vendas

Analisar as ações de marketing e vendas é essencial para aumentar o seu ticket médio, e consequentemente, o seu faturamento.

Sendo assim, é importante analisar os resultados das suas campanhas e ações de marketing, para saber se elas estão saindo conforme o esperado e aumentar o seu faturamento.

Ao analisar as suas ações continuamente, você conseguirá verificar o andamento e o desempenho do seu e-commerce ao longo do ano.

Ofereça brindes e descontos

Oferecer brindes e descontos é uma das estratégias mais comuns e efetivas para aumentar o ticket médio.

Assim, você pode oferecer brindes, descontos progressivos, frete grátis ou vantagens para estimular os consumidores a comprarem em seu e-commerce.

Contudo, é importante considerar os seguintes aspectos:

  • Porcentagem do lucro em cada venda realizada dentro dessa campanha;
  • Ticket médio atual;
  • Objetivos e metas de cada campanha;
  • Situação financeira da sua empresa;
  • Período da campanha.

Crie opções com kits e combos

Assim como o item anterior, oferecer kits e combos de produtos é uma das estratégias mais populares para aumentar o seu ticket médio.

Sendo assim, você pode criar kits com produtos populares e mais vendidos, a um preço justo, ou ainda mesclar um produto mais vendido com produtos que estão parados no estoque, para assim realizar o giro de estoque.

Utilize técnicas de up e cross selling

Outra opção para aumentar o seu ticket médio é utilizar estratégias de up e cross selling, que consistem na sugestão de produtos semelhantes ao que o cliente está comprando.

Assim, você pode oferecer um desconto para o cliente que desejar levar o produto correlato, estimulando o cliente a desejar e comprar aqueles produtos.

Invista na credibilidade e na reputação do seu e-commerce

Por último, mas não menos importante, invista na sua credibilidade e na sua marca, principalmente no que se trata da comunicação segura entre empresa e consumidores.

Assim, o principal objetivo aqui é deixar o cliente cada vez mais confiante a consumir no seu e-commerce, aumentando assim o seu ticket médio.

Conclusão

Se você deseja aumentar o seu faturamento e o seu ticket médio, é importante fazer uma análise cuidadosa dos seus dados e das suas ações de marketing, buscando a melhoria das suas estratégias.

Por isso, esteja atento ao comportamento dos seus consumidores, tal como o seu histórico de vendas e dinâmica de mercado.

<small class="span-author">Autor</small><br>Valber Cunha

Autor
Valber Cunha

Valber Cunha, Analista de Sistema, Programador e empreendedor há mais de 10 anos. Formado em Bacharel em Sistemas de Informação com especialização em Marketing Estratégico e MBA em Gestão Empresarial pela FGV, autor, consultor, palestrante, estudioso de filosofia do comportamento humano e ativista social. Tem como missão pessoal “Transformar pessoas através do empreendedorismo, pois acredita que os empreendedores transformam o mundo”.

<small class="span-author">Autor</small><br>Valber Cunha

Autor
Valber Cunha

Valber Cunha, Analista de Sistema, Programador e empreendedor há mais de 10 anos. Formado em Bacharel em Sistemas de Informação com especialização em Marketing Estratégico e MBA em Gestão Empresarial pela FGV, autor, consultor, palestrante, estudioso de filosofia do comportamento humano e ativista social. Tem como missão pessoal “Transformar pessoas através do empreendedorismo, pois acredita que os empreendedores transformam o mundo”.

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