O que é usabilidade e como aplicar no e-commerce

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Você já ouviu falar de usabilidade nos negócios digitais, principalmente em e-commerces? 

No artigo de hoje, vamos trazer todos os detalhes sobre a usabilidade e sobre como aplicá-la em seu negócio ou e-commerce. 

O que é a usabilidade? 

Antes de tudo, pense na seguinte hipótese: digamos que você vai à uma loja física, mas ao chegar lá, não encontra o produto que está procurando, muito menos a seção onde ele devera estar. 

Além disso, também não encontrou ninguém para pedir ajuda e informações, e com isso ficou perdido e desistiu da compra. 

No e-commerce não é diferente, e quando ele possui estes problemas citados acima, podemos dizer que o negócio está com problemas na usabilidade. 

De modo geral, a usabilidade é o conjunto de atitudes e estratégias utilizadas para facilitar o acesso ao seu site, melhorando a experiência da compra do cliente. 

Sendo assim, o objetivo da usabilidade é criar um meio seguro, rápido e simples para que o cliente realize as suas compras, facilitando todo o processo. 

Além disso, a usabilidade traz diversas vantagens para o seu e-commerce, como por exemplo: 

  • Aumento da taxa de conversão; 
  • Melhora na fidelização do cliente; 
  • Aumento da autoridade no mercado. 

Sendo assim, vamos falar sobre como aplicar a usabilidade em seu e-commerce. 

Passo a passo para aplicar a usabilidade no seu e-commerce 

Para aplicar a usabilidade em seu negócio, é necessário considerar alguns aspectos, para assim propor as seguintes práticas. 

Compreenda o desejo do seu público 

A base de qualquer negócio é compreender o desejo do público, para assim desenvolver as estratégias e aplicar a usabilidade. 

Para compreender o seu público, você deve construir uma persona, tal como pesquisas os hábitos de consumo, desejos, vontades, dores e a sua localidade. 

Tudo isso é muito importante para poder construir um e-commerce que atenda às necessidades do seu público. 

Possua um layout organizado 

Layout organizado

Depois de saber para quem você irá vender, é necessário organizar o seu e-commerce e deixar tudo pronto para que o seu publico consiga realizar a compra. 

Sendo assim, você pode criar um e-commerce com categorias e seções, facilitando o acesso do cliente aos produtos. Nesse sentido, você pode classificar os seus produtos da seguinte forma: 

  • Ordem alfabética, de cima para baixo; 
  • Ordem alfabética, de baixo para cima; 
  • Produtos mais relevantes; 
  • Produtos mais vendidos; 
  • Produtos mais baratos. 

Contudo, essa organização dependerá de como o seu público prefere ver o seu negócio. 

Invista no banner do seu e-commerce 

Outro detalhe da usabilidade que exige a atenção é o banner do seu e-commerce. Algumas pessoas preferem o banner único, enquanto outras preferem o banner carrossel. 

Entretanto, uma excelente opção de banner é o banner mosaico, que permite a exibição das categorias existentes em seu e-commerce, o que é muito melhor para a usabilidade. 

Verifique e planeje a disposição dos seus produtos 

Outro ponto essencial para a usabilidade é a disposição dos seus produtos e como eles serão organizados em seu e-commerce. 

Sendo assim, é importante pensar: quais os produtos que você deseja que apareça primeiro? 

Uma sugestão para essa organização é exibir primeiro os melhores produtos, ou aqueles que vendem mais, e organizando-os de acordo com os níveis de venda de cada um, incluindo os produtos vistos recentemente. 

Essa organização pode melhorar a usabilidade do seu negócio, criando sugestões para o seu cliente no momento da compra. 

Mantenha as suas informações atualizadas e organizadas

Quando falamos de informação, é importante que elas obedeçam a hierarquia e que estejam atualizadas e organizadas, para que o cliente não se perca em seu e-commerce. 

Sendo assim, é essencial que você organize as informações, fazendo com que elas guiem o seu cliente de modo intuitivo, rápido e fácil, que são as palavras chaves da usabilidade. 

Faça com que a sua página seja intuitiva e fácil de acessar 

Outro detalhe que faz toda a diferença na usabilidade é uma página intuitiva, onde o cliente não tenha dificuldades em acessá-la. 

Sendo assim, organize a sua página da seguinte forma: 

  • Redirecionamento com links que estejam funcionando corretamente; 
  • Espaço de buscas que sejam funcionais; 
  • Menu organizado e bem configurado; 
  • Informações claras e objetivas. 

Todos os aspectos acima têm como principal objetivo direcionar o seu cliente de forma fácil e rápida até o momento da compra. 

Deixe todas as suas informações claras 

Falando de informações, é fundamental que o seu site contenha as informações muito bem-organizadas, claras, e, acima de tudo, atualizadas. 

Isso é válido para as descrições dos produtos, campanhas, preços e, inclusive, as suas informações de contato, caso o cliente precise entrar em contato posteriormente. 

Invista na identidade visual do seu e-commerce 

Outro ponto muito importante da usabilidade é a identidade visual do negócio, principalmente pelo fato de que o seu cliente irá permanecer em seu site pelo visual. 

Lembre-se de que a primeira impressão é a que fica, portanto, invista em um layout limpo e de fácil acesso para que todos consigam acessar de forma fluida e rápida. 

Além disso, manter a sua identidade visual também é fundamental para passar segurança aos clientes no momento da compra, para que eles não pensem que foram redirecionados para outra página. 

Facilite o acesso ao seu e-commerce por meio de um layout responsivo 

E-commerce responsivo

Outro detalhe que merece atenção é a questão da acessibilidade à sua página, e, por isso, é fundamental obter um site responsivo, que é aquele que é acessível a partir de qualquer dispositivo. 

Por isso, escolha um layout que se adapte a todos os dispositivos, seja computador, celular ou tablet. 

Otimize o seu checkout 

É fundamental para a usabilidade a segurança no checkout, que é o momento da finalização da compra. 

Sendo assim, facilite as etapas do seu checkout colocando-as em uma única página onde o cliente preenche os seus dados e finaliza o processo de forma prática e rápida. 

Analise a usabilidade do seu e-commerce 

Por fim, analisar a usabilidade é essencial para saber onde você deve melhorar, e um dos meios para fazer esta análise é por meio da análise do tráfego em sua página. 

Sendo assim, verifique as suas taxas de conversão, níveis de acesso e de busca no Google, tal como o tempo que os usuários passam no seu site. 

Conclusão 

Para ter um e-commerce de sucesso, é essencial aplicar a usabilidade em seu site, facilitando o acesso e melhorando a experiência de compra para o cliente. 

Por mais que o processo de aplicação exija bastante atenção e trabalho, os resultados são reais e elevam o seu negócio a outro nível, fidelizando o seu cliente. 

<small class="span-author">Autor</small><br>Valber Cunha

Autor
Valber Cunha

Valber Cunha, Analista de Sistema, Programador e empreendedor há mais de 10 anos. Formado em Bacharel em Sistemas de Informação com especialização em Marketing Estratégico e MBA em Gestão Empresarial pela FGV, autor, consultor, palestrante, estudioso de filosofia do comportamento humano e ativista social. Tem como missão pessoal “Transformar pessoas através do empreendedorismo, pois acredita que os empreendedores transformam o mundo”.

<small class="span-author">Autor</small><br>Valber Cunha

Autor
Valber Cunha

Valber Cunha, Analista de Sistema, Programador e empreendedor há mais de 10 anos. Formado em Bacharel em Sistemas de Informação com especialização em Marketing Estratégico e MBA em Gestão Empresarial pela FGV, autor, consultor, palestrante, estudioso de filosofia do comportamento humano e ativista social. Tem como missão pessoal “Transformar pessoas através do empreendedorismo, pois acredita que os empreendedores transformam o mundo”.

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