Como aumentar o faturamento e conversão de seu E-commerce de moda, vestuário e acessórios, utilizando a recorrência

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Acompanhar a taxa de conversão é uma métrica essencial para estimar os resultados do seu e-commerce de moda, vestuário e acessórios. 

Não há muitos segredos quanto ao faturamento e conversão da sua loja, mas sim algumas práticas que sem dúvidas trarão melhorias para a sua conversão. 

Uma tarefa que demanda mais conhecimento sobre o assunto é a conversão, com algumas estratégias que inicialmente até podem parecer simples, mas que no geral precisam ser muito bem pensadas e implementadas para que se obtenha os resultados esperados. 

Quando falamos em resultados, o que mais deve ser levado em consideração é a constância. É através dela que seus números vão se tornar expressivos e rentáveis de verdade.

Como medir a taxa de conversão

Muitos investimentos e ações de marketing são feitos para aumentar o número de visitantes de um site, com expectativa de um maior número de vendas. Porém, para saber se este aplicativo está tendo retorno, é preciso estar atento à taxa de conversão do site periodicamente, para ter uma perspectiva e dados reais sobre o faturamento de toda a obra.

Medir a taxa de conversão é medir o resultado que a loja está gerando. Para isso, é imprescindível saber a quantidade de visitantes que o site possui e a quantidade de vendas que foram realizadas no período que se deseja calcular. Lembre-se que se for um cálculo anual, mensal ou semanal os dois valores (número de vendas e número de visitas) precisam ser atualizados nesse período.

Podemos ilustrar com duas lojas virtuais como funciona essa conta. Digamos que a loja A tenha 5.000 visitas por mês e a loja B também 5.000, mesmo com o mesmo tráfego dentro das duas lojas o número de conversões delas é muito diferente.

A loja A exibe a taxa de conversão de apenas 1% e a loja B de 2%, ou seja, o número total de visitas que cada loja recebe, apenas 50 compras são finalizadas na loja A enquanto na loja B são 100 compras concluídas. Esse resultado indica que é possível ter o dobro das vendas, com o mesmo número de visitantes que o site já possui.

Viu só como não é tão difícil entender e analisar as conversões? Alguns fatores contribuem para que você possa entender todo o processo. 

Como melhorar a taxa de conversão?

Assim que o cliente entra no site, a velocidade (tempo de resposta) para carregar a loja virtual, se for muito lenta, já pode ser um fator que diminui o número de acessos ao site e consequentemente baixa a taxa de conversão. Por isso é sempre bom verificar como está a velocidade do seu site.

Dê mais importância aos produtos do que aos itens desnecessários da loja (brilho, cor ou imagens) que não são o foco, para que a atenção seja direcionada para a página do produto e não desviada para outras partes do site.   

Remova as distrações e deixe os produtos serem notados, vale a pena adicionar botões indicativos para agregar ao carrinho, vantagens e valor do produto. Se possível colocar um espaço para que outros clientes deixem um depoimento sobre o produto, isso aumenta a confiabilidade para o consumidor finalizar uma compra, mas sempre busque ter comentários positivos, é claro.

Veja mais algumas dicas para aumentar o faturamento e conversão do seu e-commerce de moda, vestuário e acessórios

Comece pela ferramenta de calor

Para entender por que seus visitantes e clientes em potencial deixam seu site, você precisa entender o que eles fazem em sua loja de comércio eletrônico e como interagem com seus elementos, aquilo que disponibiliza para eles. 

Agora, pode ser que você tenha feito todos os esforços do mundo para ter o melhor para sua loja, módulos de IA implantados para recomendações e direcionamento personalizado e muito mais. Mas por que eles ainda estão deixando seu site de comércio eletrônico?

As ferramentas de mapa de calor (Heatmap) podem dar uma ideia abrangente do que está errado e onde está a desconexão. 

Para quem ainda está começando, os mapas de calor avaliam o comportamento de seus clientes estudando onde ou em qual seção do seu site eles passam a maior parte do tempo. 

Ele funciona avaliando a ligação entre o olho e o movimento do cursor para determinar o comportamento do usuário e oferece resultados agregados de uma ampla gama de amostras.

Melhore seus anúncios pagos

Metas erradas podem levar a resultados errados. Como mencionei, ter tráfego abundante no site como uma de suas metas pode ser o motivo pelo qual suas taxas de conversão são baixas. 

Quando as pessoas clicarem em seus anúncios e campanhas pagas, entenda que sua mensagem está certa e que seus visitantes ficam intrigados com suas cópias e imagens. Mas quando eles saem, você também deve perceber que não atraiu o público certo em primeiro lugar.

É por isso que a segunda etapa mais importante para aumentar as taxas de conversão é modificar seu público-alvo. Limite-se a um segmento de nicho e segmente as pessoas nele para ver se há diferenças nas taxas de conversão. Faça testes de divisão de seus grupos de público-alvo e use resultados sólidos para tomar decisões baseadas em dados.

Capriche no CTA do seu site

Seus visitantes podem estar lendo seu conteúdo e olhando as imagens de seus produtos ou serviços e podem até estar muito curiosos sobre eles. Mas quanto realmente você garante que vai conseguir que eles coloquem os produtos no carrinho? 

Bem, CTAs são reflexos diretos de suas intenções com seu público-alvo. E se seus CTAs forem maçantes, você receberá reciprocidade igual de seus visitantes, ou seja, zero conversões. 

É por isso que você precisa se certificar de que seus CTAs estimulem as pessoas a agir imediatamente. Mostre a eles um relógio imaginário que está passando, dê a eles FOMO “fear of missing out”, em português seria o mesmo que “o medo de ficar de fora”, diga a eles que um único clique pode fazer toda a diferença. Introduza um senso de urgência. 

Com bons CTAs, você pode capitalizar psicologicamente no impulso de seu público e impulsionar as vendas.

Tenha um pós-venda marcante

Ao realizar uma compra, o cliente tem a plena certeza de que o que ele está fazendo é um bom negócio. Dessa forma, só cabe ao seu e-commerce garantir que isso seja uma realidade para ele. 

Tenha sempre mecanismos que garantam o agradecimento ao cliente pela compra realizada e principalmente pela preferência dele. Use meios para reforçar que seu consumidor tomou a melhor decisão, utilize frases positivas para enfatizar isso. 

É importante também disponibilizar canais de atendimento para tirar dúvidas e continuar a relação de contato a mais próxima possível. 

Use também, todos os seus recursos para que o produto chegue no dia previsto – ou até antes se for possível – e ofereça brindes e agrados como cupons de desconto.

Deixe visível a avaliação dos compradores

O perfil do consumidor hoje em dia é de que ele sofre influência dos outros usuários. Estão envolvidos nisso os fatores como cultura, classe social, família, amigos, idade e até personalidade. É incluído também o estilo de vida e princípios de cada indivíduo.

Tenha um olhar diferenciado ao reparar que o seu e-commerce de moda não entrou na lista, pois o comprador confia primeiro na opinião de outros consumidores, só depois da prova social que eles passam a acreditar nas marcas. 

Dessa forma, é importante que seu e-commerce de moda, vestuário e acessórios mostre a opinião de outros consumidores para que possa aumentar a conversão através dessa prova social de vendas. 

Somando todas as dicas é só trabalhar arduamente em cada etapa para que seu faturamento aumente progressivamente. Invista nas dicas e boa sorte!