Estratégias para Converter mais na BLACK FRIDAY

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Convenhamos que a Black Friday se tornou uma das datas mais esperadas no comércio, tanto para quem vende quanto para quem consome, sendo necessário criar estratégias de conversão para alavancar o seu negócio. 

Portanto, se você deseja aumentar o nível do seu negócio e aprender estratégias de conversão para a Black Friday, então leia o artigo até o final. 

Guia completo das estratégias de conversão para a Black Friday

Não é segredo que a pandemia trouxe mudanças nos hábitos de consumo e no comportamento do consumidor, que passou a fazer mais compras online, o que é extremamente positivo para os e-commerces. 

Com isso, é fundamental estar atento à esse comportamento para poder criar uma experiência única para o cliente na época do Black Friday, já que muitos clientes esperam essa data para fazer as suas compras. 

Pensando nisso e na importância da Black Friday para o e-commerce, trouxemos várias dicas de ouro voltadas para as estratégias de conversão. 

Crie antecipação e desejo no cliente

Uma das principais estratégias de conversão para a Black Friday é criar a antecipação e o desejo no seu cliente.

Quando se fala da Black Friday, é essencial trabalhar todas as plataformas possíveis, sejam com as redes sociais ou até mesmo com o e-mail marketing. 

Por isso, prepare o seu público para a Black Friday, despertando a expectativa e a necessidade de consumir e estar pronto para comprar no seu e-commerce na data prevista. 

Nesse momento, é válido criar contagens regressivas, campanhas que trabalhem a escassez e que demonstrem que se o cliente deixar a data passar irá perder uma oportunidade única. 

Invista em um layout temático 

Como modo de complementar a estratégias de conversão anterior, você deve investir em um layout temático para a data. 

Você pode até pensar que isso é normal e que não faz diferença alguma, mas investir em um layout que esteja completamente relacionado com a data é essencial para estimular a compra. 

Sendo assim, trabalhe as imagens para chamar a atenção, tanto no conteúdo quanto nas cores e nos banners do seu e-commerce, se destacando e fazendo a diferença entre os seus concorrentes. 

Faça testes antes da Black Friday

Aproveitando que estamos falando de layout e de visual, se estiver em dúvida de qual banner ou qual visual fica melhor em seu e-commerce, faça testes antes da Black Friday. 

Você pode fazer Testes A/B para avaliar a qualidade e o nível de persuasão do seu visual, do seu texto (copywriting) e dos links hospedados em sua página. 

Por isso, antes da Black Friday, faça testes com as duas opções das quais está em dúvida e analise os resultados: o layout que tiver mais acessos e melhores taxas de conversão é o que você deve usar. 

Otimize o seu processo de checkout

Teclado de computador

Descrição gerada automaticamente

Este é um dos pontos essenciais para a Black Friday, pois de nada adianta ter promoções incríveis e não conseguir finalizar os pedidos de compra, seja pela burocracia, pela demora ou porque o seu site está caindo. 

Por isso, o primeiro passo para esta estratégia de conversão é ter um site que tenha suporte em seu servidor, para que ele não sobrecarregue e caia nos picos de acesso. 

Além disso, desburocratize o seu checkout, sem redirecionar o cliente muitas vezes. O ideal é que o cliente cadastre as suas informações em uma única página e que seja possível realizar a compra em um clique. 

Por fim, não peça informações demais nem solicite informações repetidas, pois a probabilidade do seu cliente desistir da compra é muito grande. 

Lembre-se: quanto mais rápido, prático e fácil, melhor!

Crie combos e faça sugestões com base nas buscas do cliente 

Para alavancar as suas vendas, uma das estratégias de conversão que você pode utilizar é criar combos com os seus produtos, e estes combos dependem do que você vende no seu e-commerce. 

Sendo assim, você pode fazer combos de produtos semelhantes, ou ainda criar combos com produtos que possuam correlação, como por exemplo: 

  • Uma calça jeans e uma camisa por um determinado valor; 
  • Um tênis, um cinto e uma carteira/boné. 

A ideia aqui é oferecer um produto relevante com produtos que tenham baixa saída, para que eles não fiquem parados em estoque. 

Invista em cross selling

Outra técnica que pode ser utilizada como estratégias de conversão é a venda cruzada (também conhecido como cross selling), que sugere ao consumidor produtos relacionados à sua compra principal. 

Por exemplo, quando você entra na Amazon e escolhe um produto, no final da página é possível encontrar sugestões com a frase “Compre junto os seguintes itens”, os quais possuem um desconto sutil no momento da compra. 

Esta estratégia é o cross selling, e você pode aplicá-lo em seu e-commerce ofertando produtos semelhantes ao que está no carrinho, tanto no momento da escolha quanto na finalização da compra. 

O diferencial desta estratégia é oferecer descontos vantajosos ao consumidor, para que ele leve todos os produtos em uma única compra. 

Pós Black Friday 

Mulher segurando guarda-chuva

Descrição gerada automaticamente com confiança média

Embora muitos e-commerces se preocupem com a Black Friday, uma dica que pode mudar os seus níveis de venda e suas estratégias de conversão é pensar no momento pós Black Friday. 

Todos sabemos que após esta data, as vendas tendem a diminuir drasticamente, e por isso é importante criar estratégias para manter as suas vendas. 

Uma das possibilidades é criar ofertas personalizadas, com base nos interesses dos seus clientes que participaram da Black Friday. Aqui, é essencial usar as técnicas de persuasão e copywriting para alavancar os resultados. 

Por exemplo, você pode oferecer um desconto de 10% para quem comprou na Black Friday, e utilizar o e-mail marketing para levar esta notícia, dizendo que se for utilizado até uma determinada data, o desconto pode dobrar. 

Conclusão 

Criar estratégias de conversão para a Black Friday exige uma análise do comportamento do seu consumidor, além de planejamento prévio para a realização da campanha. 

Por isso, se organize antes e invista no seu e-commerce para proporcionar a melhor experiência de compra possível para o seu cliente. 

<small class="span-author">Autor</small><br>Valber Cunha

Autor
Valber Cunha

Valber Cunha, Analista de Sistema, Programador e empreendedor há mais de 10 anos. Formado em Bacharel em Sistemas de Informação com especialização em Marketing Estratégico e MBA em Gestão Empresarial pela FGV, autor, consultor, palestrante, estudioso de filosofia do comportamento humano e ativista social. Tem como missão pessoal “Transformar pessoas através do empreendedorismo, pois acredita que os empreendedores transformam o mundo”.

<small class="span-author">Autor</small><br>Valber Cunha

Autor
Valber Cunha

Valber Cunha, Analista de Sistema, Programador e empreendedor há mais de 10 anos. Formado em Bacharel em Sistemas de Informação com especialização em Marketing Estratégico e MBA em Gestão Empresarial pela FGV, autor, consultor, palestrante, estudioso de filosofia do comportamento humano e ativista social. Tem como missão pessoal “Transformar pessoas através do empreendedorismo, pois acredita que os empreendedores transformam o mundo”.