Descubra como aprimorar a Experiência de compra do Usuário

Aprimorar a Experiência de compra

Conteúdo

A experiência de compra é um dos fatores fundamentais para o encantamento e para a fidelização do cliente, principalmente nos e-commerces.

Nesse sentido, para se destacar no mercado e oferecer um diferencial, a experiência de compra pode ser uma excelente estratégia para o seu negócio digital.

Sendo assim, trouxemos um guia completo de como aprimorar a experiência de compra do seu usuário e ter bons resultados em seu e-commerce.

O que é a experiência de compra?

Antes de tudo, é importante compreender o que é a experiência de compra e porque ela é essencial para o seu negócio, principalmente o digital.

Conceitualmente, a experiência de compra é tudo aquilo que o cliente percebe ao longo da sua compra, desde o início até o pós-venda, estando diretamente ligado com a percepção de valor e qualidade do consumidor.

Sendo assim, investir nessa experiência é fundamental para se destacar no mercado, pois quanto mais o cliente se sentir único e satisfeito maior será a fidelidade com o negócio.

Inclusive, alguns consumidores relatam que até preferem pagar mais caro em alguns produtos para ter o melhor, seja no atendimento, no produto ou até mesmo no pós-venda.

Contudo, no mercado digital, é necessário ir além de um bom atendimento, da qualidade do produto e da entrega.

Detalhes como um site atualizado e funcionando de forma segura também fazem parte dessa experiência de compra.

Motivos da frustração dos clientes

Cliente com insatisfação na experiência de compra

Nesse sentido, compreender a frustração dos consumidores faz toda a diferença no momento de criar estratégias e oferecer uma experiência de compra que seja única.

São pontos que fazem toda a diferença e que geralmente estão em pauta quando se trata de frustração ou insatisfação:

  • Atraso nas entregas;
  • Produto com baixo custo-benefício, que não atende as expectativas e necessidades do consumidor;
  • Produtos com defeito e problemas no momento da troca ou do suporte;
  • Falta de clareza nas informações e descrições do produto, deixando o cliente em dúvida no momento da compra;
  • Problemas no site ou na loja virtual, principalmente quando o consumidor não consegue acessar a partir do seu celular.

Perceba que os itens acima estão diretamente relacionados com a percepção de valor e de qualidade dos clientes acerca dos produtos oferecidos.

A partir destes itens, é possível criar estratégias para melhorar a experiência de compra dos consumidores e agregar valor, fidelizando os clientes.

Dicas para melhorar a experiência de compra dos seus usuários

Para fortalecer as suas estratégias e melhorar a experiência de compra dos seus clientes, trouxemos as principais dicas para transformar o seu negócio e gerar valor em todo o processo de compra.

Identifique as necessidades e desejos dos seus usuários

Um dos primeiros pontos a tratar no processo de vendas é conhecer o consumidor e saber quais as suas necessidades e desejos, para colocá-lo como centro da sua estratégia.

Sendo assim, você deve analisar aspectos como:

  • Quais as necessidades, desejos e motivações do cliente no momento da compra;
  • Em quais canais e redes sociais o seu cliente está mais presente;
  • Quais as suas expectativas sobre o produto e sobre a marca;
  • Como flui o diálogo entre a sua empresa e o consumidor.

Estes itens são essenciais para compreender como se forma todo o processo de compra, incluindo o atendimento, estratégias de marketing, percepção de valor e necessidades.

Descreva o seu produto com todos os detalhes possíveis

Outro ponto que faz toda a diferença na experiência de compra são as descrições dos seus produtos.

Pense da seguinte forma: você compraria algum produto em um site onde tudo é confuso e os produtos não possuem informações que lhe auxiliem a tomar a decisão da compra?

Nesse sentido, descrever o seu produto com clareza, dando todos os detalhes possíveis é essencial para a finalização da compra e satisfação do cliente.

Mantenha as imagens dos produtos atualizadas

Tal como a descrição, as imagens dos produtos são uma das partes principais para uma experiência de compra excelente.

Sendo assim, faça fotos atrativas, demonstrando os detalhes do seu produto em diversos ângulos e possibilitando o zoom, para que o consumidor consiga ver todos os detalhes e decidir da melhor forma possível.

Outro detalhe que faz toda a diferença é criar um texto alternativo para acompanhar a foto, que auxilie o cliente no momento da compra mesmo que a imagem não carregue.

Crie um site responsivo

Por falar em acesso ao site, criar um site responsivo é um dos pontos que mais fazem a diferença no momento e na experiência de compra.

De modo geral, um site responsivo é aquele que é fácil de usar, que pode ser acessado a partir de qualquer dispositivo e que carrega todos os itens com facilidade.

Além disso, o seu site deve refletir a sua marca em todos os detalhes, incluindo a parte visual. Portanto, você pode melhorar a experiência de compra oferecendo um site intuitivo, agradável aos olhos e atraente.

Comunicação é tudo

Ilustração experiência de compra

Em qualquer que seja a relação, a comunicação é essencial para um bom acordo entre as partes, e na experiência de compra não seria diferente.

Quando falamos de comunicação, estamos nos referindo ao atendimento tanto no momento da compra quanto no pós-venda, que é onde podem surgir dúvidas ou reclamações.

Por isso, crie um canal de comunicação segura e eficaz, para que o consumidor consiga obter respostas rápidas e efetivas, fazendo com que ele confie em sua marca e se sinta satisfeito.

Ofereça vantagens aos seus clientes

Por último, mas não menos importante, você pode melhorar a experiência de compra oferecendo vantagens e criando promoções que despertem a necessidade em seu consumidor.

Nesse sentido, você pode oferecer programas de vantagens e fidelidade, tal como descontos progressivos.

Além disso, gerar a expectativa e demonstrar a sua autoridade irá mudar toda a experiência de compra, já que você irá despertar o interesse e a necessidade no consumidor.

Conclusão

A experiência de compra é um dos fatores essenciais para o crescimento da sua loja ou negócio virtual.

Por isso, investir na melhoria contínua do seu processo de venda como um todo é essencial para valorizar o seu cliente e proporcionar o melhor, trazendo assim resultados extraordinários.

<small class="span-author">Autor</small><br>Valber Cunha

Autor
Valber Cunha

Valber Cunha, Analista de Sistema, Programador e empreendedor há mais de 10 anos. Formado em Bacharel em Sistemas de Informação com especialização em Marketing Estratégico e MBA em Gestão Empresarial pela FGV, autor, consultor, palestrante, estudioso de filosofia do comportamento humano e ativista social. Tem como missão pessoal “Transformar pessoas através do empreendedorismo, pois acredita que os empreendedores transformam o mundo”.

<small class="span-author">Autor</small><br>Valber Cunha

Autor
Valber Cunha

Valber Cunha, Analista de Sistema, Programador e empreendedor há mais de 10 anos. Formado em Bacharel em Sistemas de Informação com especialização em Marketing Estratégico e MBA em Gestão Empresarial pela FGV, autor, consultor, palestrante, estudioso de filosofia do comportamento humano e ativista social. Tem como missão pessoal “Transformar pessoas através do empreendedorismo, pois acredita que os empreendedores transformam o mundo”.