Fidelização de Clientes no e-commerce: 15 Estratégias que encantam

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Grande parte das empresas sonha em atrair cada vez mais os seus clientes, e a fidelização de clientes pode ser um dos meios para alcançar este objetivo. 

Contudo, a fidelização de clientes é muito mais do que criar um cartão fidelidade e tratar o cliente bem. Se você deseja saber os segredos para encantar e fidelizar o seu cliente, leia o artigo até o final.

15 estratégias para fidelizar e encantar o seu cliente

A fidelização de clientes no e-commerce é um pouco diferente do que acontece nos negócios físicos ou locais, já que estamos lidando com um campo muito maior, que é a internet. 

Entretanto, é possível utilizar a internet e a globalização a nosso favor, e por isso trouxemos 15 estratégias para a fidelização de clientes no mercado digital. 

Analise a satisfação dos seus clientes 

Um dos pontos principais sobre a fidelização de clientes é a satisfação, até porque um cliente insatisfeito não irá consumir do seu negócio, muito menos estar fidelizado. 

Sendo assim, é fundamental medir a satisfação dos clientes para poder melhorar continuamente, e assim fidelizá-los. 

Um dos meios para coletar essas informações é por meio da pesquisa de satisfação, onde o cliente pode responder questionamentos simples, como por exemplo: em uma escala de zero a dez, qual o nível de satisfação? 

Saiba quem é a persona do seu negócio 

Definir a persona do seu negócio pode te ajudar a ter uma visão muito melhor sobre os seus clientes, te ajudando a criar estratégias para a fidelização de clientes. 

De modo geral, a persona é a representação do seu cliente ideal, e a partir disso, você irá determinar quais os desejos, hábitos, dores e necessidades desse cliente, direcionando os passos do seu e-commerce. 

Crie uma experiência inesquecível e surpreenda o cliente 

Bolo de casamento

Descrição gerada automaticamente com confiança média

Nada melhor que se sentir extremamente satisfeito no momento da entrega e da compra, não é verdade? Portanto, invista na experiência no momento da compra. 

Você pode proporcionar uma experiência diferenciada ao seu cliente tanto no momento do atendimento quanto no momento da entrega. 

Assim, você pode aproveitar as redes sociais e criar uma embalagem que possibilite a experiência de um unboxing, com design diferenciado, assim como mimos, cartinhas e etc. 

Tenha o seu próprio programa de fidelidade 

Outra estratégia para criar a fidelização de clientes é por meio do programa de fidelidade. 

Contudo, você pode fugir do convencional cartãozinho e criar estratégias como o acúmulo de pontos, que podem ser trocados por vale-compras ou ainda dar brindes diferenciados ao seu público. 

Cumpra os prazos de entrega 

Sabemos que a internet tornou tudo muito mais rápido e ágil, e os clientes que buscam o e-commerce esperam justamente isso: agilidade, assertividade e qualidade. 

Portanto, esteja preparado para entregar os produtos no prazo, e caso algo aconteça, entre em contato com o cliente, deixando claro o ocorrido e se propondo a resolver o mais rápido possível. 

Revise os pedidos antes de enviar 

Além dos prazos, é muito importante entregar os pedidos corretos. Sendo assim, invista na revisão e verificação dos pedidos em seu e-commerce. 

Essa atitude, além de trazer muito mais qualidade para a sua empresa, irá deixar o cliente satisfeito e fidelizado. 

Escolha uma plataforma responsiva para o seu negócio 

Este é um dos pontos mais importantes para quem possui o seu negócio digital, que é possuir um site responsivo. 

De modo geral, um site ou uma plataforma responsiva é aquela que possui layout agradável, que também oferece resposta rápida e pode ser acessada a partir de qualquer dispositivo. 

Todos esses aspectos influenciam na fidelização de clientes, principalmente pela agilidade e segurança no momento da compra. 

Tenha uma comunicação clara e direta com o seu cliente 

Outro ponto essencial para a fidelização de clientes é a comunicação, tanto com os clientes quanto com a imagem e com a marca em si. 

É importante que você tenha os seus objetivos muito claros e que a sua comunicação seja concisa em todas as plataformas, seja nas redes sociais, no site de vendas, e-mail marketing e etc. 

Além disso, a sua comunicação deve estar de acordo com a persona e com a identidade da sua marca. Por exemplo, se os seus clientes são mais jovens, sua comunicação deverá acompanhar esse público e as suas tendências. 

O ponto principal aqui é criar o sentimento de pertencimento, fazendo com que o cliente se identifique com a sua marca. 

Invista em e-mail marketing

Aproveitando o assunto sobre o e-mail marketing, ele pode ser uma das vias para a fidelização de clientes, principalmente quando vem acompanhado de estratégias, e não somente com anúncios de vendas. 

O mais importante é que você coloque um conteúdo interessante no seu e-mail marketing, seja com conteúdo, notícias, avisos de novas coleções e lançamentos, cupons de desconto, dentre outros. 

Use e abuse do marketing digital 

Aqui, a máxima de que “quem não é visto, não é lembrado” é completamente válida. Por isso, as redes sociais podem ser uma grande ferramenta para o seu posicionamento digital. 

Assim, esteja presente em todas as plataformas, seja nas redes sociais, sites ou e-mails, produzindo conteúdos de qualidade e investindo no seu posicionamento de marca. 

Esteja atento ao mercado e às tendências 

Estar atento ao mercado e às tendências é um dos grandes passos para a fidelização de clientes, pois se você está antenado, oferecerá novidades e acompanhará as tendências. 

Com isso, os clientes virão até você pelas novidades e pelas exclusividades que você oferece. 

Gere expectativa e antecipação 

Um dos grandes segredos para as vendas e para os lançamentos é o ato de gerar expectativa e antecipação. Quanto mais você chamar a atenção da persona, criar a expectativa e a antecipação, maior será a fidelização de clientes. 

Sendo assim, invista em eventos antes de lançamentos, trabalhe a expectativa para novas coleções ou ainda envie e-mails avisando que “o pedido foi aprovado” ou ainda “o produto saiu para entrega”. 

Facilite o pagamento 

Interface gráfica do usuário

Descrição gerada automaticamente

Outro detalhe que auxilia na fidelização de clientes é a facilidade no pagamento, no sentido de possibilitar diversas formas de pagamento, facilitando a compra. 

O principal objetivo aqui não é diminuir o valor do seu produto, e sim criar todos os meios para que o cliente não abandone o carrinho. 

Priorize o atendimento de qualidade 

Tal como a expectativa e a antecipação, é fundamental atender o cliente da melhor forma possível. 

No caso do e-commerce, possui meios de comunicação como chats, fotos com zoom, descrição e informações claras fazem parte desse atendimento. 

Escute os seus clientes 

Por fim, um dos pontos que são essenciais para a fidelização de clientes é melhorar continuamente para oferecer o melhor serviço possível, e para isso, é fundamental escutar os clientes. 

Assim, esteja atento aos feedbacks, reclamações, elogios e sugestões, para medir a satisfação e sempre oferecer o melhor. 

Conclusão 

Ter um negócio digital pode não ser tão fácil quanto parece, pois requer muito trabalho e dedicação para alcançar o sucesso e a fidelização de clientes. 

Entretanto, se você estiver atento e disposto a melhorar e ouvir os seus clientes, o sucesso será inevitável. 

<small class="span-author">Autor</small><br>Valber Cunha

Autor
Valber Cunha

Valber Cunha, Analista de Sistema, Programador e empreendedor há mais de 10 anos. Formado em Bacharel em Sistemas de Informação com especialização em Marketing Estratégico e MBA em Gestão Empresarial pela FGV, autor, consultor, palestrante, estudioso de filosofia do comportamento humano e ativista social. Tem como missão pessoal “Transformar pessoas através do empreendedorismo, pois acredita que os empreendedores transformam o mundo”.

<small class="span-author">Autor</small><br>Valber Cunha

Autor
Valber Cunha

Valber Cunha, Analista de Sistema, Programador e empreendedor há mais de 10 anos. Formado em Bacharel em Sistemas de Informação com especialização em Marketing Estratégico e MBA em Gestão Empresarial pela FGV, autor, consultor, palestrante, estudioso de filosofia do comportamento humano e ativista social. Tem como missão pessoal “Transformar pessoas através do empreendedorismo, pois acredita que os empreendedores transformam o mundo”.