Planilha de Curva ABC: Download Grátis

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A planilha de curva ABC pode ser a solução que faltava para lidar com o seu volume de vendas atual.

A curva ABC possibilita o entendimento da dinâmica de vendas, possibilitando o controle de estoque com maior efetividade.

As empresas com grande volume de vendas precisam ter um cuidado maior em relação ao estoque para evitar a perda de oportunidades de negócios por causa de equívocos no estoque.

Ao utilizar a planilha de curva ABC, é possível ter ótimos resultados no cotidiano do negócio, facilitando sua gestão e assertividade, por observar o panorama de seu negócio, analisando os dados obtidos e visando a conquista de novos resultados a partir de estratégias mais assertivas.

Nós vamos te explicar tudo sobre o uso da planilha de curva ABC.

O que é e como funciona a curva ABC para gestão de estoque?

A planilha de curva ABC é um método usado no mundo inteiro para controle e organização de estoque, visando classificar os produtos que fazem parte do estoque de acordo com o grau de importância de cada item.

A classificação pode ser feita de acordo com os preços de custo ou preço de venda de cada componente de seu estoque.

Planilha de Curva ABC

Utilizando a planilha de curva ABC é possível identificar os itens que possuem maior importância e que estão em maior valor no estoque.

A partir disso, é possível classificar cada um dos itens de acordo com sua relevância. Dessa forma, a planilha de curva ABC fará um ranqueamento de quais são os produtos que estão oferecendo mais retorno para a empresa.

Os itens de maior retorno são aqueles que estão na curva A, os de médio retorno ficam na curva B e os de retorno mais baixo ficam na curva C.

Qual a importância de usar uma planilha de curva ABC em meu negócio?

A gestão assertiva de seu estoque é responsável por tornar a empresa mais ou menos lucrativa.

Usando a planilha de curva ABC, é possível perceber a categorização de produtos de acordo com a demanda de seus clientes.

Dessa forma, é possível dar maior atenção aos itens que apresentam volume de vendas mais significativo e que obviamente são responsáveis por grande parte de seu faturamento.

Portanto, a planilha de curva ABC permitirá que sua empresa sempre tenha em estoque aquilo que é frequentemente solicitado por seus consumidores, bem como, irá revelar quais são os componentes de seu estoque que não apresentam a saída desejada, possibilitando que a empresa evite o equívoco de comprar mais itens que ficam encalhados gerando prejuízo ao invés de lucro.

Afinal, a demora para recuperar o capital investido em seu estoque é por si só um problema de gestão. A planilha também ajudará a identificar quais são os produtos que poderão ser colocados em promoção para esvaziar o estoque desses itens, eliminando os produtos que ficam encalhados gerando custo de armazenamento.

Dessa forma, é possível aumentar a venda dos itens e minimizar o excesso de estoque.

Planilha de curva ABC também funciona para categorizar clientes

Parte do segredo de sucesso das empresas consiste justamente na fidelização de clientes, demandando alguns esforços internos para manter os consumidores sempre comprando na empresa.

A planilha de curva ABC também permite utilizar os dados das últimas vendas para categorizar seus clientes por frequência de compra.

Fazendo a classificação é possível estudar quais são os clientes que rendem mais para a empresa, possibilitando identificar, também, quais são os produtos que esses consumidores mais solicitam.

Planilha de curva ABC para categorizar clientes

Dessa forma, é possível minimizar o risco de que algum cliente pertencente à classe A solicite um produto em quantidade indisponível para a venda.

Afinal, é fundamental evitar que um bom consumidor faça suas compras na concorrência por erros na gestão de estoque de seu negócio.

Além disso, os clientes que são classificados na curva C, que compram esporadicamente ou em pouca quantidade, podem receber incentivos da empresa para que seja possível fazer com que esses consumidores retornem ou aumentem seu ticket médio.

O que será importante para ter resultados significativos em seu faturamento, possibilitando que a empresa mantenha clientes fiéis e satisfeitos.

Uma curva não exclui a outra

É importante destacar que, fazer a curva ABC para clientes não exclui a necessidade de fazer uma curva para o estoque e o oposto também é verdadeiro.

Tendo como objetivo que ambas as curvas sejam utilizadas para a finalidade de gerir melhor a empresa, trazendo resultados mais expressivos e consequentemente, possibilitando a utilização de estratégias assertivas para o crescimento da empresa.

Afinal, ambas as curvas podem ser analisadas e correlacionadas com o objetivo de desenvolver as melhores estratégias para o cenário atual da empresa, possibilitando a aquisição de novos produtos que melhoram o mix de produtos e que estão relacionados à curva A de produtos, por exemplo, ou ao perfil dos clientes de curva A.

Tendo um panorama tão completo sobre a empresa, com base nos dados mais recentes de vendas, possibilita que a gestão trace as estratégias necessárias para atingir resultados ainda mais expressivos.

Portanto, é interessante usar a planilha de curva ABC gratuita com a finalidade de traçar ambos os tipos de curvas e utilizar os dados para tomar decisões estratégicas, uma vez que, isso fará toda a diferença em relação ao crescimento do negócio, possibilitando que a empresa passe a usufruir de mais resultados.

Atualize a planilha de curva ABC de acordo com as mudanças do negócio

A planilha de curva ABC não é uma informação estática e imutável. Na realidade, a utilização da planilha tem por objetivo acompanhar a evolução de seu negócio, te dando um cenário completo sobre seu estoque e clientes.

É importante, portanto, manter os dados atualizados. Afinal, após a primeira análise é natural que a empresa tente transformar clientes de tipo C em clientes tipo B, bem como, procure por produtos que complementam a curva A, aumentando o mix de itens oferecidos aos clientes.

Após implementar essas mudanças, é interessante esperar um período para observar a reação dos consumidores e traçar uma nova análise.

Dessa forma, será possível acompanhar se as estratégias estão funcionando como deveriam e se alguma mudança não foi benéfica.

Refazer a planilha de curva ABC de acordo com as mudanças internas do negócio possibilita que a empresa cresça continuamente, alcançando resultados expressivos por ter uma gestão assertiva e que está em constante trabalho de atualização visando a obtenção de resultados.

Aproveite todos os benefícios gratuitamente

Aproveite tudo que a planilha de curva ABC pode oferecer para seu negócio gratuitamente! O download da planilha é inteiramente grátis.

Podendo utilizar o mesmo modelo para fazer a curva de clientes e a curva de produtos, visando uma análise detalhada de seu negócio.

Planilha de Curva ABC

Dessa forma, será possível tomar as melhores decisões e ter bons resultados a partir das estratégias individualizadas para a sua demanda.

Portanto, aproveite agora mesmo para baixar a planilha de curva ABC, começar a utilizar e beneficiar seu negócio traçando estratégias assertivas.

Afinal, é possível desenvolver excelentes ideias a partir do entendimento de quais são os produtos que oferecem mais lucro e quais são os clientes que mais compram, atrelando os dados para fazer ofertas irrecusáveis e aumentar expressivamente seus resultados de vendas a cada mês.

Faça o download grátis agora mesmo da planilha de curva ABC.

<small class="span-author">Autor</small><br>Valber Cunha

Autor
Valber Cunha

Valber Cunha, Analista de Sistema, Programador e empreendedor há mais de 10 anos. Formado em Bacharel em Sistemas de Informação com especialização em Marketing Estratégico e MBA em Gestão Empresarial pela FGV, autor, consultor, palestrante, estudioso de filosofia do comportamento humano e ativista social. Tem como missão pessoal “Transformar pessoas através do empreendedorismo, pois acredita que os empreendedores transformam o mundo”.

<small class="span-author">Autor</small><br>Valber Cunha

Autor
Valber Cunha

Valber Cunha, Analista de Sistema, Programador e empreendedor há mais de 10 anos. Formado em Bacharel em Sistemas de Informação com especialização em Marketing Estratégico e MBA em Gestão Empresarial pela FGV, autor, consultor, palestrante, estudioso de filosofia do comportamento humano e ativista social. Tem como missão pessoal “Transformar pessoas através do empreendedorismo, pois acredita que os empreendedores transformam o mundo”.