Desistência: como reduzir abandono de carrinho no e-commerce de moda, vestuário e acessórios?

Conteúdo

Desistência de carrinho é um problema em seu e-commerce? Seu e-commerce não é o único no segmento de moda e vestuário que sofre com esse problema.

Na realidade, segundo pesquisa da CartStack, cerca de R$7 mil em vendas deixam de ser feitos por visitantes que abandonam o carrinho a cada R$3 mil que o e-commerce consegue efetivamente vender.

Portanto, empresas de todos os setores acabam sofrendo com a dificuldade de que o cliente efetivamente finalize a aquisição que foi colocada no carrinho.

Entender os motivos pelos quais seus clientes abandonam as compras pode ser um meio para encontrar a solução de seu problema! Nós temos dicas eficientes para reduzir o abandono de carrinho, continue lendo para conferir.

Por que os consumidores costumam abandonar suas compras on-line?

Existem vários fatores que levam os consumidores a abandonar um carrinho de compras, nós elencamos os principais para que seu e-commerce possa identificar quais são os motivos comuns e trabalhar em melhorias, confira!

  1. Frete elevado

Infelizmente, no Brasil é comum que o cliente queira comprar um item, mas o frete tenha um custo até mesmo maior que o do produto.

Isso obviamente faz o consumidor repensar a compra, afinal, ele pode estar apenas buscando algo com um preço acessível ou uma promoção. E quando o frete está elevado demais, isso inviabiliza a compra.

  1. Cadastro longo

Nenhum cliente gosta de lidar com burocracia na hora fazer a finalização da compra. Quando o cadastro é muito longo, solicitando excesso de informações, é natural que o consumidor não se sinta motivado a responder.

O ideal é solicitar apenas as informações essenciais, deixando para que o cliente decida se deseja concluir um cadastro mais complexo após a conclusão da compra.

Dessa forma, é possível minimizar o problema e ainda obter as informações de clientes que estão efetivamente dispostos a responder um cadastro com mais dados pessoais.

  1. Dificuldade de pagamento

Aceitar múltiplas formas de pagamento facilita que o seu cliente monte o carrinho e concretize a compra.

Quando o consumidor percebe que as formas de pagamento são burocráticas ou que a empresa não aceita o pagamento que o cliente gostaria de usar, a desistência se torna mais frequente.

O ideal é sempre adotar o cuidado de analisar se a sua plataforma de e-commerce possibilita todas as formas de pagamento que os clientes costumam necessitar. Seja cartão de crédito, parcelamento em várias prestações, débito, boleto ou até mesmo PIX.

A dificuldade no pagamento é um fator que aumenta o número de desistências e precisa ser corrigido.

  1. Sensação de insegurança

Uma dificuldade comum que faz o cliente desistir de preencher seus dados de pagamento é a sensação de que o e-commerce não é confiável.

Para evitar esse tipo de desistência é útil que a empresa invista em certificados de segurança e procedimentos que efetivamente garantem a segurança do comprador, de modo que, a página transmita essa segurança necessária para que o comprador complete os dados de pagamento e finalize a compra dos itens em seu carrinho.

Investir no layout de seu e-commerce também auxilia a melhorar a sensação de que a página é segura, por demonstrar um visual profissional e respeitável.

Conheça seu perfil de clientes e entenda o que eles buscam

Todo e-commerce que deseja vender mais precisa investir em pesquisar seu perfil de clientes, entender suas demandas e investir em estratégias e melhorias para atender esse público, tendo em vista que, cada e-commerce de moda atende um tipo de público, entender qual é o perfil de seu cliente e o que ele busca será um diferencial competitivo.

Justamente por permitir que o consumidor encontre tudo que necessita em poucos cliques e isso possibilita que as vendas sejam mais efetivas.

Se o cliente acessa o e-commerce, encontra aquela roupa que estava buscando, com um preço acessível e entrega rápida, é natural que a compra seja concretizada.

Especialmente se a empresa investe em melhorar a cada dia a experiência desse usuário enquanto ele está acessando a página.

Praticidade, página confiável, entrega rápida, frete com custo acessível, são alguns dos desejos de grande parte dos consumidores. Antes mesmo de pesquisar os anseios de seu público, vale a pena começar a investir nessas questões.

Soluções para a desistência de carrinho no e-commerce

Existem muitas soluções possíveis para lidar com a desistência do carrinho, elencamos as principais com o objetivo de te auxiliar a minimizar esse problema em seu e-commerce.

  1. Invista em e-mail marketing

E-mail marketing não é uma estratégia ultrapassada!

Investir no envio de e-mails para os clientes que abandonaram o carrinho ajuda a chamar a atenção e reacende o interesse pela compra.

Envie para o cliente uma mensagem informando sobre os itens deixados no carrinho. O consumidor poderá se lembrar que efetivamente desejava finalizar a compra e que foi interrompido por algum motivo, o que irá contribuir para que ele retorne e conclua a compra.

  1. Disponibilize comentários de outros clientes sobre o produto

Muitos consumidores deixam de comprar por se sentirem inseguros em relação ao produto escolhido mas, quando a página fornece avaliações reais sobre o produto, é natural que esse problema seja resolvido.

É interessante disponibilizar comentários reais, de consumidores e suas experiências de compra, podendo deixar também a resposta da empresa em relação ao comentário realizado pelo cliente.

Enviar e-mail após a compra para que o consumidor seja estimulado a avaliar o produto é uma estratégia de pós-vendas importante, demonstrando que a empresa se importa com a opinião de seus clientes.

  1. Trabalhe as descrições dos produtos

Oferecer informações detalhadas sobre o produto pode ajudar a minimizar a desistência de carrinho, tendo em vista que, o consumidor terá todas as informações necessárias para pautar sua decisão, adicionando ao carrinho somente aquele produto que realmente gerou interesse de compra.

As descrições detalhadas de tamanho, cor e tipo de tecido, por exemplo, ajudam a pautar a decisão, uma vez que, essas informações minimizam o risco de que o cliente compre o produto e precise trocar.

  1. Facilite a troca para minimizar a desistência

A desistência de seu público pode ser pautada pela dificuldade de troca caso o produto não fique como o esperado.

É comum que o cliente procure roupas que vestem perfeitamente, oferecendo um ótimo caimento no corpo. E para tal, é preciso que o cliente seja convencido pela descrição do produto.

Além disso, é útil ter a segurança de uma troca simples caso não goste da roupa adquirida, afinal, o consumidor que compra na internet frequentemente busca bons preços, qualidade e praticidade.

Ter uma política de trocas facilitada, é justamente a praticidade que todo consumidor deseja para finalizar a compra se sentindo seguro de sua decisão.

Estude estratégias individuais para minimizar a desistência de carrinho

Invista em seu e-commerce para que ele seja mais atrativo e possa trazer resultados na minimização da desistência de carrinho.

Após aplicar nossas dicas, observe a reação de seu público e os resultados, adotando outras medidas de acordo com a sua necessidade e pesquisa de seu público.

Entender o que seu cliente busca na compra possibilita a personalização das estratégias e, consequentemente, a melhora dos seus resultados. Afinal, existe muito investimento para que esse cliente conheça a sua página, monte um carrinho e efetue a compra.

<small class="span-author">Autor</small><br>Valber Cunha

Autor
Valber Cunha

Valber Cunha, Analista de Sistema, Programador e empreendedor há mais de 10 anos. Formado em Bacharel em Sistemas de Informação com especialização em Marketing Estratégico e MBA em Gestão Empresarial pela FGV, autor, consultor, palestrante, estudioso de filosofia do comportamento humano e ativista social. Tem como missão pessoal “Transformar pessoas através do empreendedorismo, pois acredita que os empreendedores transformam o mundo”.

<small class="span-author">Autor</small><br>Valber Cunha

Autor
Valber Cunha

Valber Cunha, Analista de Sistema, Programador e empreendedor há mais de 10 anos. Formado em Bacharel em Sistemas de Informação com especialização em Marketing Estratégico e MBA em Gestão Empresarial pela FGV, autor, consultor, palestrante, estudioso de filosofia do comportamento humano e ativista social. Tem como missão pessoal “Transformar pessoas através do empreendedorismo, pois acredita que os empreendedores transformam o mundo”.